Com Kaká na torcida, Wawrinka vence duelo suíço contra Federer e é campeão
Stanislas Wawrinka venceu o amigo e compatriota Roger Federer por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (7/5) e 6/2, e sagrou-se campeão em Monte Carlo neste domingo. É a primeira vez na carreira que ele vence um torneio de nível Masters 1000. Kaká, meia do Milan, esteve presente na arquibancada ao lado da mulher.
Pela manhã, antes da final, os dois chegaram a bater bola juntos como aquecimento em uma das quadras do complexo. Federer deu um cumprimento carinhoso no adversário ao final do jogo.
O resultado impediu que os dois tenistas invertessem as suas posições no ranking mundial da ATP. Assim, Wawrinka continua em terceiro e Federer em quarto.
Em números gerais, este é o sétimo título do suíço de 29 anos, e o terceiro só em 2014. O ano mágico de Wawrinka começou com o título do Aberto da Austrália no começo do ano, o seu único Grand Slam até agora.
Este foi o 15 quinto confronto entre eles, e é apenas a segunda vitória de Wawrinka sobre Federer. Por coincidência, o seu outro êxito aconteceu justamente em Monte Carlo, nas oitavas de final de 2009.
O jogo começou com os tenistas errando um pouco a mais do que até então em Monte Carlo. Wawrinka, que ainda não havia perdido nenhum dos seus games de saque no torneio, foi quebrado no quinto game. Federer levou a vantagem até o fim e fechou por 6 a 3.
No quinto game da parcial seguinte, uma chuva fina paralisou a partida por alguns minutos, mas não foi o suficiente nem para os jogadores saírem da quadra. Na volta, o jogo continuou igual e só foi decidido no tie-break, quando Federer saiu atrás e não conseguiu se recuperar.
A partir daí, só deu Wawrinka. Ele conseguiu quebrar o serviço do rival duas vezes e administrou a vantagem até o final para faturar o título inédito.
Além do troféu de campeão, Wawrinka recebeu a bagatela de 549 mil dólares (R$ 1,22 milhão na cotação atual) e 1000 pontos no ranking. Federer, como finalista, levou 269 mil dólares e 600 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.