Topo

Nadal joga mal, mas bate francês e vai às oitavas no Masters 1000 de Roma

Do UOL, em São Paulo

14/05/2014 18h06

O espanhol Rafael Nadal confirmou a vaga para as oitavas de final do Masters 1000 de Roma ao superar o francês Gilles Simon por 2 sets a 1, parciais de 7-6 (1), 6-7 (4) e 6-2, nesta quarta-feira (14). Mesmo jogando mal, permitindo a Simon reagir na partida, o líder do ranking mundial venceu após mais de três horas de disputa.

O triunfo deixa Nadal vivo na luta pelo oitavo título em Roma - nas últimas nove edições, o espanhol só não foi campeão em 2008 e 2011. Ele é o recordista absoluto de conquistas no torneio.

Simon, 30º colocado no ranking da ATP, mostrou capacidade de recuperação e quase surpreendeu o número 1 do mundo, a quem tinha vencido apenas uma vez, nos Masters Series de Madri de 2008. Nesta quarta, Nadal conquistou sua sexta vitória sobre Simon.

No primeiro set, o espanhol conseguiu uma quebra no quinto game e chegou a abrir 5-3, mas Simon se recuperou e levou a decisão para o tiebreak. Apesar do esforço do francês, o espanhol não teve dificuldades para fechou em 7-1.

O segundo set começou de forma parecida, também com vantagem do espanhol. Nadal abriu 3-0 e o francês precisou confirmar seu serviço duas vezes e devolver a quebra para empatar o jogo. Simon salvou um match point de Nadal, que vencia por 6-5, e levou o set para o tiebreak, o qual venceu por 7-4.

O terceiro set começou com uma quebra de saque de Nadal, devolvida por Simon no quarto game. O espanhol voltou a abrir vantagem e conseguiu mais duas quebras, chegando a 5-2, fechando a partida no game seguinte.

O próximo adversário de Nadal é o russo Mikhail Youzhny, 16º do ranking da ATP. Na segunda rodada, Youzhny eliminou o cazaque Andrey Golubev - o russo já havia vencido o primeiro set e ganhava o segundo por 4-1 quando o tenista do Cazaquistão desistiu de continuar na partida.