Topo

Papai Federer tem 'apagão' em quadra, perde e volta mais cedo para casa

Do UOL, em São Paulo

14/05/2014 11h10

Uma semana após ser pai pela segunda vez, o suíço Roger Federer entrou em quadra no Masters 1000 de Roma. Na sua estreia no torneio, nesta quarta-feira, o número quatro do mundo teve um apagão em quadra e acabou perdendo uma partida que parecia ganha. Após vencer o primeiro set com facilidade, ele viu o francês Jeremy Chardy virar o jogo e vencer por 2 sets a 1, com parciais de 1-6 e 6-3 e 7-6(6).

Tranquilo e apostando no bom saque, Federer precisou de apenas 21 minutos para vencer a primeira parcial, na qual teve aproveitamento bem melhor que o do adversário, com 62% contra apenas 37% do francês. 

No segundo set, porém, perdeu a concentração e cometeu muitos erros, dando espaço para Chardy crescer em quadra. O francês aproveitou, conseguiu abrir 4 a 1 de vantagem logo de cara e venceu a parcial, apesar da reação de Federer, que abusou da habilidade para encerrar ralis com voleios e até smash.

A vitória no segundo set deu confiança a Chardy e ele mostrou a Federer que também tem habilidade. O francês não se intimidou com o maior vencedor de Grand Slams no outro lado da quadra e abusou dos voleios e bolas colocadas.

Assim, Chardy apresentou bom desempenho no set decisivo, mas também o fez Roger Federer, acirrando a disputa na última parcial. O equilíbrio foi tanto que o jogo foi definido no tie-break, levando a partida a ter mais de duas horas de duração. No ponto decisivo, Federer teve o jogo na mão, mas viu Chardy salvar o match point de maneira espetacular. O francês mostrou velocidade e devolveu bola cruzada do suíço. Na sequência, fechou o jogo no saque.

Federer não perdia em uma estreia de Masters 1000 há quatro anos. Ele decidiu que deixaria os filhos recém-nascidos para participar do torneio apenas na última quinta-feira, mas revela que a escolha foi difícil. No último dia 7 o suíço tornou-se pai pela segunda vez e abandonou o Masters 1000 de Madri para apoiar a mulher Mirka Federer, que deu a luz aos gêmeos Lenny e Leo.

“É difícil deixar a família, mas os verei de novo logo”, declarou Federer à ATP antes da partida. Uma declaração quase que premonitória, já que o suíço foi mais cedo para casa. Ainda bem que a recepção dele será boa. “É a melhor coisa do mundo (ser pai de novo), dando apoio para a Mirka e estar lá pra ela. Não poderíamos estar mais felizes, é emocionante. É bom fazer parte de uma grande família agora”, comemorou.

Murray dá o troco e elimina Granollers na estreia - AP Photo/Riccardo De Luca - AP Photo/Riccardo De Luca
Se no ano passado o britânico Andy Murray se viu obrigado a abandonar a estreia no Masters 1000 de Roma, contra o espanhol Marcel Granollers, desta vez ele teve a oportunidade de dar o troco e triunfou em sets diretos. O cabeça de chave 7 precisou de 1h27 para ficar com a vitória, anotando placar final de 6/2 e 7/5. Nas oitavas de final, o britânico terá pela frente o austríaco Jurgen Melzer, que levou a melhor em batalha de 2h22 contra o croata Marin Cilic, com parciais de 6/2, 6/7 (5-7) e 6/3. Murray tem ótimo retrospecto contra o canhoto austríaco, tendo vencido todos os cinco duelos entre eles até então, mas nenhum deles no saibro.
Imagem: AP Photo/Riccardo De Luca