Topo

Nadal vence nova 'maratona' e avança às quartas em Roma

Do UOL, em São Paulo

15/05/2014 14h17

Rafael Nadal teve outro jogo duro no Masters 1000 de Roma nesta quinta-feira. Após vencer o francês Gilles Simon em 3 horas e 18 minutos, o espanhol levou 2h e 44 minutos para vencer Mikhail Youzhnhy e garantir vaga nas quartas de final na Itália. O espanhol ganhou de virada com o placar de 2 sets a 1, com parciais de 6-7(4), 6-2 e 6-1.

A dificuldade encontrada por Nadal nos dois primeiros jogos do torneio não faz jus ao retrospecto dele em Roma. O número um do mundo é o recordista absoluto de títulos na competição, com sete conquistas em nove participações (ele perdeu em 2008 e em 2011).

Mas, mesmo com desempenho abaixo do esperado, conseguiu virar o jogo contra o russo.

A partida começou muito equilibrada e a torcida só pode ver alguns lampejos bons de Nadal, quando encobriu o adversário por três vezes e salvou uma bola que parecia perdida com um ótimo slice de backhand. As jogadas não foram suficientes e o set ficou com o russo.

Paciente na troca de bolas, Youzhny conseguiu levar a parcial para o tie break e vencer após uma hora e 13 minutos de set.

Na segunda parcial, Nadal foi mais agressivo e controlou a confiança do adversário, que chegou a acertar uma ‘medalha’ no espanhol, mandando uma bola disputada na rede em cima do corpo do número um do mundo.  Mas a resposta logo veio e Nadal não só fechou o set na frente como embalou vitórias em 11 games seguidos na partida, abrindo 5 a 0 no terceiro set.

Youzhny ainda conseguiu vencer um game de consolação, que foi muito comemorado pelo russo, mas acabou derrotado por  6-1 no terceiro set e 2 a 1 no jogo.

Na próxima fase, Nadal enfrenta o britânico Andy Murray, aniversariante do dia, que venceu o austríaco Jurgen Melzer nest quarta-feira por 2 sets a 0, parciais de 7-6(1) e 6-3.