Topo

Djokovic bate Dimitrov, vai à 3ª final em Wimbledon e busca topo do ranking

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/07/2014 12h13

O sérvio Novak Djokovic bateu o búlgaro Grigor Dimitrov por 3 sets a 1 - parciais de 6-4, 3-6, 7-6 (7 a 2), 7-6 (9 a 7) - nesta sexta-feira e confirmou sua presença na final de Wimbledon, a sua terceira na carreira. Campeão em 2011 e vice em 2013, Djokovic pode voltar ao número 1 do ranking da ATP em caso de título no torneio inglês, ultrapassando o atual líder, Rafael Nadal.

Djokovic irá enfrentar na decisão Roger Feder, que mão teve dificuldade para vencer o canadense Milos Raonic por 3 a 0 nesta sexta-feira (6/4, 6/4 e 6/4).

O primeiro set começou equilibrado, mas Djokovic logo mostrou quem tomaria o controle do duelo. O sérvio quebrou o saque adversário no quinto game para marcar 3-2. Em vantagem e confiante, o favorito garantiu sequência tranquila até o final do set, marcando 6-4. Dimitrov não teve chances de recuperação.

Em busca de um recomeço no jogo, o búlgaro iniciou a segunda parcial firme e pressionou o rival. Djokovic trabalhou para manter o seus saques e conseguiu resposta ainda melhor no serviço de Dimitrov. Ele conquistou a quebra para liderar em 3-1. Quando o sérvio se via em boa situação, o jogo virou. Rapidamente, Dimitrov conseguiu recuperação com duas quebras e fechou o segundo set em 6-3.

O terceiro set foi marcado pelo equilíbrio. Dimitrov tentou aprontar no sétimo game, mas Djokovic escapou da quebra com uma mistura de talento e sorte – em um backhand que passou perto da rede e tocou a quadra do búlgaro também próximo da linha. No tie-break, o número 2 do mundo soube se impor para fechar sem sofrimento: 7-2.

Firme, Djokovic não deu tempo para o rival pensar em uma reação no quarto set. O sérvio logo pressionou para abrir 3-1, com uma quebra à frente. Dimitrov, porém, reagiu e devolveu a quebra. O equilíbrio persistiu até o fim, com novo tie break. E, mais uma vez, Djokovic mostrou força para fechar o set e a partida, com 9 a 7.