Topo

Federer supera freguês Raonic e pega Djokovic por 8º título em Wimbledon

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/07/2014 14h17

Roger Federer não teve dificuldade para manter a freguesia sobre o canadense Milos Raonic nesta sexta-feira. Com uma vitória de 3 a 0, o suíço conquistou o quinto triunfo seguido sobre o rival e avançou para a final de Wimbledon. Ele buscará o 8º título em Londres, mas terá que superar Novak Djokovic na decisão.

Em nenhum momento Federer se viu ameaçado por Raonic, que sofreu na mão do suíço com jogadas espetaculares. Em grande forma, ele se mostrou completo e superou o rival em todos os quesitos: troca de bola, avanços à rede e, claro, o saque. Assim, a vitória veio com naturalidade: 6/4, 6/4 e 6/4.

O primeiro set não poderia ter começado melhor para Federer, que quebrou o serviço de Raonic logo no primeiro game. O suíço converteu o seu em seguida e confirmou seus saques até o fim e venceu com tranquilidade, sem dar chance ao canadense.

O segundo set foi diferente, já que foi mais equilibrado até o fim. Quando estava empatado em 4/4, Federer mostrou sua força psicológica e quebrou o serviço de Raonic, abrindo vantagem no momento certo para fazer 2 a 0, após confirmar seu serviço.

O terceiro set foi praticamente uma cópia do segundo. Equilibrado, a parcial só se decidiu no fim, quando Federer quebrou o serviço de Raonic no nono game, fazendo 5/4. Com saque muito eficiente, o suíço confirmou o serviço e garantiu vaga na decisão de Wimbledon contra Djokovic.

A final de Wimbledon, entre Novak Djokovic e Roger Feder será neste domingo. Historicamente o duelo é bastante equilibrado. Até o momento foram 34 partidas entre eles, com o suíço liderando com 18 vitórias – são 16 do sérvio. A dupla se encontrou na semifinal de 2012, em Londres. Na oportunidade, Federer venceu e faturou a decisão ao bater também o britânico Andy Murray.