Topo

Rafael Nadal sofre virada de eslovaco e é eliminado do ATP 500 de Pequim

Rafael Nadal durante a partida contra Martin Klizan, no Aberto da China  - AFP PHOTO / FRED DUFOUR
Rafael Nadal durante a partida contra Martin Klizan, no Aberto da China Imagem: AFP PHOTO / FRED DUFOUR

Do UOL, em São Paulo

03/10/2014 11h20

Rafael Nadal parecia ter uma missão fácil para passar à semifinal do ATP 500 de Pequim (CHN) nesta sexta-feira (3). No entanto, o eslovaco Martin Klizan não estava para brincadeira e proporcionou uma zebra nas quartas de final do torneio. Com o espanhol apresentando dificuldades para manter regularidade na partida, Klizan não desistiu e conseguiu uma vitória por  2 sets a 1, parciais de 6-7, 6-4 e 6-3, em 2h e 37 minutos de jogo. 

Klizan não era um desconhecido para Nadal. O número 56 no ranking já encontrou o espanhol, número 2, duas vezes, em Roland Garros (2013) e Wimbledon (2014), e Nadal venceu nas duas ocasiões. A vantagem do espanhol também é nos títulos. São 64 na carreira de Rafael Nadal contra apenas dois do eslovaco.

Logo no começo do jogo, Klizan demonstrou que teria fôlego para pressionar Rafael Nadal nas quartas de final empatando a cada game conseguido por Nadal.

Klizan complicou tanto a partida de Nadal que o espanhol acabou quebrado pela primeira vez no Aberto da China, quando o eslovaco conseguiu virar o primeiro set para 5 a 4 no primeiro set. O número 2 do mundo empatou logo depois, no momento de maior pressão do set para o espanhol.  No tie-break, Nadal teve quatro set points até conseguir  confirmar por 7-6 (7).

Diferente do primeiro set, o segundo começou melhor para Rafael Nadal, que logo no início conseguiu fazer 3 games a 1, mesmo com Klizan apertando ponto a ponto. Quando o espanhol parecia ter recuperado o controle total da partida, o eslovaco acordou no set e a vantagem que era de 4 a 2 acabou com uma virada por 6 a 4.

O terceiro set também foi equilibrado com todos os games muito disputados. O eslovaco chegou a abrir uma vantagem de 5 a 3 antes de fechar o jogo com parcial de 6 a 3. 

Klizan vai enfrentar o tcheco Thomas Berdych pela semifinal do Aberto da China. Andy Murray e Novak Djokovic fazem a outra semi.