Topo

Federer sofre e salva cinco match points, mas vence na estreia em Xangai

Do UOL, em São Paulo

08/10/2014 13h32

Apagões, dificuldades para entrar no jogo, um belo susto e uma virada categórica. A estreia de Roger Federer no Masters 1000 de Xangai foi dentro do que os fãs do astro já se acostumaram a ver em outras partidas, só que com uma boa pitada de emoção. O suíço chegou a salvar cinco match points e levou 2h41 para vencer Leonardo Mayer, por 2 sets a 1 (7-5, 3-6 e 7-6), e confirmar vaga nas oitavas de final do torneio.

O resultado não apenas classificou Federer para a próxima fase, mas também o coloca outra vez como o número 2 do mundo. Como Rafael Nadal perdeu para Feliciano Lopez logo na segunda rodada, o suíço retoma a segunda colocação no ranking, o que não acontecia desde de maio de 2013.

Além de estrear na competição, Federer também fez sua primeira partida na fase asiática das competições da ATP. A última vez que ele pisou em quadra foi pela Copa Davis. 

Em quadra, Mayer deu muito trabalho e começou a partida de forma bem mais intensa e não demorou a abrir vantagem e chegou a ter dois set points quando o jogo estava 5-4. Foi então que Federer “acordou” e conseguiu a virada, levando a parcial por 7-5.

Só que no segundo set não teve jeito. Mais veloz e cobrindo bem quase todos os lados da quadra, Mayer encurralou Federer de diversas maneiras com bolas rápidas e não encontrou muitas dificuldades para fechar em 6-3.

O equilíbrio mesmo apareceu na terceira parcial. Tanto Mayer quanto Federer confirmaram seus serviços com certa dificuldade até o 10º game, quando o argentino teve a chance de quebrar o suíço e conseguiu dois match points. Só que Federer ressurgiu para confirmar o saque e adiar a decisão para o tie-break.

No desempate, Mayer começou melhor e rapidamente abriu 4 a 1. O argentino ainda teve mais três match points, mas Federer demonstrou o jogo de quem é considerado um dos melhores tenistas de todos os tempos e venceu na primeira chance que teve para fechar o duelo.