Topo

Raonic bombardeia no saque, vence Federer e vai à semifinal em Paris

Do UOL, em São Paulo

31/10/2014 15h46

As chances de Roger Federer ser o melhor do mundo ainda em 2014 foram praticamente devastadas nesta sexta-feira. O responsável? Milos Raonic. Com um jogo baseado no forte saque, o canadense venceu por 2 sets a 0 e se classificou para a semifinal do Masters 1000 de Paris.

O canadense levou 1h32 para fechar a partida com parciais de 7-6 (7-5) e 7-5. Além da vitória, Raonic derrotou Federer pela primeira vez na carreira. Agora são sete encontros e uma vitória. Na semi, o número 10 do mundo terá pela frente Tomas Berdych, que venceu Kevin Anderson. 

A chave para a classificação de Raonic foi o admirável número de aces ao longo da partida. Ao todo, foram 21 saques sem a menor chance de devolução. Já o suíço terminou com oito. 

Além de vencer, o canadense ainda bagunçou a briga pelas três vagas restantes para as Finais da ATP, que acontecem em novembro. Ferrer e Nishikori poderiam se classificar automaticamente com uma vitória de Federer. Agora, são três tenistas na disputa. 

Com o resultado, Federer praticamente não tem mais chances de terminar 2014 como o número 1 do ranking. Agora, o suíço deve torcer para que Novak Djokovic seja eliminado em Paris e tenha uma campanha pífia nas Finais da ATP. Além disso, o segundo do mundo precisa ser campeão em Londres. 

Vale destacar que o ranking contará apenas os pontos somados em 2014. Assim, Djokovic possui uma vantagem de 490 pontos sobre Federer. A conta simples é: caso o sérvio seja eliminado nas quartas de final para Andy Murray, o suíço ainda terá chances de descontar em Londres, que rende até 1500 pontos.