Topo

Melo conta com ótima atuação de parceiro para vencer nas Finais da ATP

Do UOL, em São Paulo

09/11/2014 17h34

O croata Ivan Dodig deu uma aula de como se joga tênis de duplas na estreia nas Finais da ATP, neste domingo. Melhor para o brasileiro Marcelo Melo, seu parceiro: eles estrearam com vitória no Grupo A da competição, batendo os experientes Daniel Nestor, 42 anos, e Nenad Zimonjic, 38, em 2 sets a 0 (6-3 e 7-5).

Destaque para a atuação do croata no primeiro set, quando foi espetacular principalmente nas devoluções de saque dos rivais, com ótima variação de paralelas e cruzadas em seu forehand. Melo se destacou na rede, principalmente graças à sua envergadura - tem 2,03 m de altura.

A dupla ainda enfrenta Marc Lopez/Marcel Granollers e Julien Benneteau/Edouard Roger-Vasselin no Grupo A. Eles lutam para melhorar a campanha nas Finais de 2013, quando caíram nas semifinais, assim como a dupla do outro brasileiro, Bruno Soares, que novamente ao lado de Alexander Peya está no torneio - estreia na próxima segunda-feira.

1° set

Com Dodig espetacular, eles abriram 4 a 0 com duas quebras logo no início - a segunda após duas duplas-faltas de Nestor. Após um erro de Melo e uma dupla-falta de Dodig, eles foram quebrados uma vez, mas confirmaram uma vez cada os seguintes para a tranquila vitória por 6 a 3. Destaque para o 100% de aproveitamento em pontos no primeiro saque.

2° set

Mais disputado, a parcial decisiva seguiu sem quebras até o 11° game. Após dois pontos serem mudados por desafio, Zimonjic cometeu uma dupla-falta e deu a quebra em 6 a 5 para o brasileiro e para o croata. No game seguinte, eles não sofreram um ponto sequer para garanti a estreia vitoriosa.

No total, acabaram com ótimos 84% de aproveitamento nos pontos em primeiro serviço, fator fundamental para o triunfo.