Topo

Federer aproveita saque inofensivo de japonês, vence e fica perto da semi

Do UOL, em São Paulo

11/11/2014 13h22

Roger Federer ficou bem perto de confirmar sua classificação para a próxima fase das Finais da ATP. O suíço não teve dificuldade para bater o japonês Kei Nishikori nesta terça-feira (11) por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-2, e chegou a sua segunda vitória na competição após 1h09 de partida.

Federer se isolou na liderança do grupo B com dois triunfos. Nishikori aparece em segundo, com uma vitória, e segue com chances de se classificar para as semifinais. Para isso, precisa derrotar Milos Raonic na última rodada da fase classificatória. Já o suíço terá o britânico Andy Murray como próximo adversário e, dependendo da combinação de resultados, pode avançar até mesmo em caso de derrota.

A classificação antecipada de Federer para as semifinais pode ocorrer ainda nesta terça-feira. Para isso, basta que Raonic, que foi derrotado pelo suíço na primeira rodada, vença sua partida contra Murray. O confronto ocorre às 16h (horário de Brasília), com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

Assim como no jogo anterior, no qual derrotou Murray, Nishikori teve problemas com seu saque. O japonês conquistou apenas um ace (no 16º game da partida) contra sete de Federer, além de ter cometido cinco duplas faltas contra só uma do suíço. Nos erros não-forçados, foram apenas 18 do número 2 do mundo contra 30 do adversário.

A dificuldade de Nishikori com seu serviço ficou nítida já no primeiro set. O japonês cometeu quatro duplas faltas e permitiu que Federer conquistasse a quebra no quarto game. Seguro, o suíço errou pouco, manteve a vantagem e fechou a parcial por 6-3 em 38 minutos.

O panorama da partida se manteve inalterado no set seguinte, com Nishikori errando no saque e cedendo uma quebra a Federer no terceiro game. A diferença da parcial foi que, com mais uma dupla falta, o japonês ainda teve seu serviço superado mais uma vez no sétimo game e viu o suíço fechar a partida logo em seguida, após salvar um break point.