Topo

Djokovic detona Berdych e se garante como 1º do mundo pela terceira vez

Do UOL, em São Paulo

14/11/2014 13h23

Quem é o tenista número 1 do mundo atualmente? Novak Djokovic levou cerca de 1h10 para responder a essa pergunta. Precisando de apenas mais uma vitória para fechar 2014 no topo do ranking mundial, o sérvio demonstrou um ritmo avassalador nesta quinta-feira para vencer Tomas Berdych por 2 sets a 0, com um duplo 6-2 pelas Finais da ATP.

A vitória faz com que Djoko termine o ano como o melhor do mundo pela terceira vez em quatro anos. A marca o coloca ao lado de um seleto grupo de tenistas que conseguiram fechar o ano como campeões em três temporadas: Pete Sampras (6 vezes), Roger Federer (5 vezes), Jimmy Connors (5 vezes), Ivan Lendl (4 vezes), John McEnroe (4 vezes) e Rafael Nadal (3 vezes).

Na reta final da temporada ele foi perseguido de perto por Roger Federer, mas resistiu bem e fez grandes jogos até confirmar sua posição.

Agora com a primeira colocação garantida, o sérvio vai com ainda mais moral para as semifinais. Líder do grupo A com três vitórias, ele vai enfrentar o japonês Kei Nishikori na próxima fase.

O show de Djokovic foi rápido. Se alguém ousou ir ao banheiro ou comprar um refrigerante perdeu boa parte do primeiro set.  Em cerca de 15 minutos já estava 3 a 0. A situação era tão dominante que Berdych vibrou muito quando conseguiu confirmar seu serviço pela primeira vez e diminuir para 4 a 1. Mas não teve como segurar, o sérvio fechou por 6-2.

O segundo set teve pontos mais demorados, mas isso não significa equilíbrio. Djokovic abriu 4 a 0 com uma facilidade impressionante. Depois foi apenas controlar Berdych, que não demonstrou poder de reação.