Topo

Federer salva 4 match points, vira jogo e pega Djokovic nas Finais da ATP

Do UOL, em São Paulo

15/11/2014 21h01

O duelo de suíços entre Stan Wawrinka e Roger Federer acabou com vantagem para o tenista mais experiente, que sofreu muito em quadra. O número 2 do mundo teve de salvar quatro match points antes de virar a partida por 2 a 1 (parciais de 4-6, 7-5 e 7-6) em mais de 2 horas e meia.

Na decisão, Federer terá pela frente Novak Djokovic, que venceu Kei Nishikori por 2 sets a 1. O sérvio foi o campeão nas duas oportunidades, enquanto o suíço busca seu sétimo título da competição, que se chamava Masters Cup antes.

Federer e Djokovic fizeram um “duelo” interessante pela liderança do ranking, mesmo sem se enfrentar. O suíço poderia tirar a posição do sérvio se tivesse sido campeão em Paris, mas caiu nas quartas de final.

O primeiro set mostrou muitas falhas de ambos os tenistas no saque. Não atoa, Federer foi quebrado duas vezes e viu Wawrinka abrir 5 a 2 no placar. Ele até reagiu na sequência e devolveu uma quebra, mas foi derrotado na parcial.

O ritmo do jogo mudou totalmente para a segunda parcial. Os dois caprichavam no saque, principalmente Wawrinka que acertou cinco aces, e confirmavam o serviço. A quebra só aconteceu no 12º game sacado e Federer empatou o duelo.

Quem esperava Wawrinka abalado logo no começo da terceira parcial. Nas duas primeiras oportunidades que teve, o tenista quebrou o serviço de Federer. A resposta quase veio no 8º game, mas o número 2 desperdiçou as duas chances de quebra que teve.

No game decisivo, Wawrinka teve três chances de definir o duelo, mas acabou desperdiçando com erros bobos. Federer aproveitou o momento de instabilidade do rival e devolveu a quebra.

Wawrinka conseguiu controlar seu nervosismo para se manter no jogo e levá-lo para o tie-break. Mas, quem comemorou a vitória por 8-6 foi Federer, depois de um tie-break tão equilibrado quanto o jogo e mais um match point salvo.