França empata final da Davis e Federer critica a própria performance
Longe das melhores condições físicas, em decorrência de dores nas costas, Roger Federer (2º do ranking mundial) não resistiu a Gael Monfils (19º) e acabou derrotado por 3 sets a 0 (6-1, 6-4 e 6-3) na tarde desta sexta-feira em duelo válido pela final da Copa Davis. A partida teve 1h46 de duração.
Com o triunfo de Monfils, a França empatou o confronto em 1 a 1. No primeiro duelo desta sexta-feira, Stanislas Wawwinka (4º) havia feito 3 sets a 1 sobre Jo-Wilfried Tsonga (12º). Neste sábado, ocorre a partida de duplas, inicialmente programada com Julien Benneteau/Richard Gasquet x Marco Chiudinelli/Michael Lammer. Entretanto, as parcerias podem ser alteradas até uma hora antes do início do confronto.
"Eu comecei a relaxar e me sentir um pouco melhor à medida que a partida foi avançando. O problema é que eu não joguei muito no saibro, mas nem tudo foi negativo Terminei a partida sem dor, mas agora espero mais de mim", disse o suíço, que não tirou os méritos do adversário.
"Gael pode jogar um tênis muito impressionante. Ele fez tudo o que deveria fazer, deve ficar feliz com a sua performance. Ele estava voando, conseguiu abrir uma vantagem rapidamente. Ele foi melhor. Não tem muito o que dizer", completou.
Com dificuldades para se movimentar e conseguir conter o ímpeto de Monfils, Federer foi derrotado rapidamente no primeiro set. O francês precisou somente de 30 minutos para fechar a parcial, quebrando o saque do rival em duas oportunidades, no quarto e no sexto game. O suíço esteve tão mal, que ganhou apenas 18 dos 50 pontos disputados.
No segundo set, Monfils manteve sua empolgação e o bom ritmo apresentado no início da partida. Com o apoio do público e abusando da agressividade, ele consegui a quebra no terceiro game para fazer 2 a 1. A partir daí, teve apenas de administrar a vantagem. Visivelmente incomodado com a situação, Federer não esboçou qualquer poder de reação e acabou quebrado novamente no nono game, pondo fim à partida.
O terceiro set parecia que seria mais equilibrado, com Federer um pouco mais solto em quadra. Mas o dia não era mesmo do suíço. No quinto game, ele foi quebrado pela quarta vez na partida.
A derrota desta sexta-feira foi a primeira de Federer em partidas de simples na Copa Davis desde 2012, quando caiu em casa ante o americano John Isner por 3 sets a 1. Desde então, haviam sido sete triunfos seguidos.
A vitória de Monfis foi apenas a terceira em 11 partidas contra Federer.
Veja os duelos da final da Copa Davis:
Sexta-feira (21/11)
Jo-Wilfried Tsonga 1 x 3Stanislas Wawrinka (1-6, 6-3,3-6 e 2-6)
Gael Monfls 3 x 0 Roger Federer (6-1,6-4 e 6-3)
Sábado (22/11)
12h30- Richard Gasquet/Julien Benneteau x Marco Chiudinelli/Michael Lammer
Domingo (23/11)
10h- Jo-Wilfried Tsonga x Roger Federer
A seguir - Gael Monfils x Stanislas Wawrinka
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.