Topo

Nadal é eliminado por qualifier na estreia em Doha; Feijão avança

Do UOL, em São Paulo

06/01/2015 15h27

O primeiro torneio oficial de Rafael Nadal na temporada 2015 não começou da maneira que o espanhol esperava. Mesmo recuperado dos problemas físicos que o atormentaram no ano anterior, o número 3 do mundo mostrou falta de ritmo e acabou derrotado logo na estreia no Torneio de Doha pelo alemão Michael Berrer por 2 sets a 1, com parciais de 1-6, 6-3 e 6-4.

Com 34 anos e número 127 do mundo, Berrer chegou a chave principal no Qatar após passar pelo qualifying. Na segunda rodada, terá como adversário o croata Ivan Dodig, que venceu o egípcio Mohamed Safwat na estreia por 2 a 0.

Nadal, que foi campeão do ATP 250 de Doha em 2014, não perdia o primeiro jogo da temporada desde 2004, quando era apenas o 49º do mundo.

Terceiro colocado no ranking, Nadal sofreu no segundo semestre de 2014 por causa de uma lesão no punho direito. Para piorar, ficou afastado dos últimos torneios da temporada devido a uma apendicite.

O espanhol tem procurado jogar o máximo possível neste início de temporada. Logo nos primeiros dias do ano, participou do torneio-exibição Mubadala World Tennis Championship, em Abu Dhabi, no qual foi arrasado por Andy Murray e venceu Stan Wawrinka. Em Doha, está também na chave de duplas e venceu sua primeira partida.

A estreia ‘oficial’ em simples, porém, ocorreu diante de Berrer, que tem como melhor colocação no ranking o 42º lugar, em 2010, e que nunca conquistou um título de nível ATP.

O espanhol começou arrasador e obteve duas quebras consecutivas, abrindo 4-0. Berrer ainda salvou quatro break points no segundo game antes de ter o serviço superado. Sólido no saque, o número 3 do mundo fechou a parcial por 6-1 após 32 minutos.

Nadal caiu de ritmo no segundo set e viu Berrer dominar a parcial. O número 3 do mundo teve seu serviço superado no quarto game, precisou defender break point no sexto e não teve forças para buscar a virada. Mais consistente, o alemão aproveitou o bom momento para confirmar seus saques e fazer 6-3.

O espanhol continuou irregular no saque e voltou a ceder uma quebra logo na abertura do terceiro set. Nadal ainda tentou se recuperar, teve a chance de igualar o confronto no quarto game e no décimo, mas não conseguiu. Berrer soube sair das situações adversas, manteve seus serviços até o fim e conseguiu a surpreendente vitória sobre o ex-número 1 do mundo.

Feijão avança à segunda rodada

Se Nadal deu adeus precocemente ao Torneio de Doha, o brasileiro João Souza, o Feijão, garantiu sua classificação para a segunda rodada. O número 117 do mundo derrotou na estreia o tunisiano Malek Jaziri por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-4 e 6-3.

Após um início de partida irregular, no qual perdeu o primeiro set cedendo uma quebra logo no segundo game, Feijão dominou o restante do confronto. Não deu mais chances do adversário superar seu serviço e obteve uma quebra em cada parcial seguinte para garantir a vitória.

O adversário de Feijão na segunda rodada será o italiano Andrea Seppi, que eliminou o argentino Leonardo Mayer ao vencer por 2 sets a 1.