Topo

Bellucci frustra torcida, sofre apagão e é eliminado em São Paulo

Thomaz Bellucci acabou levando a virada de Martin Klizan - Marcello Zambrana / Brasil Open
Thomaz Bellucci acabou levando a virada de Martin Klizan Imagem: Marcello Zambrana / Brasil Open

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

10/02/2015 23h18Atualizada em 11/02/2015 08h41

Thomaz Bellucci (63º do mundo) teve a vitória nas mãos contra o eslovaco Martin Klizan (38º) na noite desta terça-feira em sua estreia no Aberto do Brasil. O tenista, porém, sofreu um apagão nos momentos decisivos e acabou derrotado por 2 sets a 1, com parciais de 5-7, 6-3 e 7-5 em partida com 2h35 de duração.

O tenista brasileiro chegou a liderar a parcial decisiva por 5 a 3, mas perdeu dois match points no nono game, e acabou quebrado. O apagão no momento decisivo fez com que Bellucci perdesse quatro games seguidos em momento crucial na partida.

"No terceiro set, eu deixei escapar. Faltou um ponto. Se eu tivesse ganho este ponto, não teria muito o que falar. Mas acho que esta derrota não teve demérito meu, não joguei um monte de bola para fora. Ele (Klizan) ganhou confiança, começou a me dificultar com as bolas que jogou e mereceu a vitória", afirmou o brasileiro.

"Claro que fico frustrado e chateado com esta derrota, mas agora é pensar no Rio Open e me preparar para chegar bem lá. Tenho de olhar para frente e pensar em fazer um bom torneio", completou o jogador fazendo referência ao ATP 500 carioca que terá início na próxima segunda-feira e também será jogado no saibro.

Com esta eliminação, Bellucci amarga o seu pior resultado no Aberto do Brasil desde 2008, quando também foi eliminado na primeira rodada pelo equatoriano Nicolás Lapentti.

O paulista também deverá perder posições no ranking mundial nas próximas semanas, uma vez que defendia 90 pontos por ter feito semifinal em 2014. Com a queda na estreia, deixará o ATP 250 paulistano zerado.

A derrota de Bellucci também impediu um duelo brasileiro na segunda rodada. Agora, caberá a Klizan enfrentar João Souza, o Feijão (113º) na noite de quinta-feira.

Feijão é o único brasileiro ainda vivo na chave principal. Na segunda-feira, Guilherme Clezar já havia sido eliminado pelo espanhol Albert Ramos Vinolas.

Primeiro set impecável

Bellucci teve uma atuação praticamente irretocável no primeiro set e contou com potentes saques para consolidar o triunfo. O brasileiro ganhou 20 dos 22 pontos jogados com o primeiro serviço (90% de aproveitamento) e ainda acertou dois aces.

O momento chave da parcial foi o 11º game. Até ali o equilíbrio era grande e nenhum dos dois jogadores havia cedido nenhum break point. Na hora decisiva, Bellucci soube pressionar Klizan, contou com o apoio dos torcedores e obteve a quebra após desperdiçar três oportunidades.

Na sequência, sacando para fechar o set, ele chegou a ficar em desvantagem de 15-40, mas teve frieza para reverter a situação e fechar em 7 a 5.

Vacilo crucial no oitavo game

No segundo sete, os dois tenistas continuaram jogando bem e o equilíbrio permaneceu até o oitavo game, quando Bellucci passou a abusar dos erros. Sem impor muita resistência, acabou quebrado sem marcar nenhum ponto.

Na sequência, Klizan sacou para fechar o set em 6 a 3, mas precisou salvar dois break points antes de consolidar o triunfo.


Atendimento médico, início fulminante e fim decepcionante

Antes do começo do terceiro set, Bellucci pediu atendimento médico e recebeu massagem por cerca de três minutos na coxa. Isso porém, não o afetou. Ele fez 1 a 0 e depois conseguiu quebrar Klizan para fazer 2 a 0. Na sequência, abriu 3 a 0 e deu mostras de que venceria sem sofrer. Ledo engano.

No nono game, Bellucci teve a chance de sacar para fechar a  partida em 6 a 3, mas não teve sucesso. Ele perdeu dois match points e cedeu a quebra para Klizan após ter salvado quatro match points.

A partir daí, o eslovaco dominou o jogo e emendou uma sequência de quatro games seguidos para obter a virada e se vingar do revés sofrido nas quartas de final do ano passado.

"A torcida me apoiou, mas sinto que eles (torcedores) também se frustraram quando eu tive meu saque quebrado", disse Bellucci.