Topo

Chiliques e "espionagem" brasileira marcam 1º dia do Aberto do Brasil

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

10/02/2015 06h00

A edição de 2015 do Aberto do Brasil começou nesta segunda-feira no Ibirapuera, em São Paulo, com dois tenistas dando pequenos chiliques e Marcelo Melo espionando aqueles que poderão ser possíveis rivais na Copa Davis no mês de março.

O dia teve também a primeira queda de um brasileiro e o cabeça de chave número um Feliciano López (14º do mundo) desistindo da competição por causa de uma lesão antes mesmo de chegar ao país.

O UOL Esporte mostra o que de mais interessante aconteceu no primeiro dia de disputas.

Clezar - Divulgação/Brasil Open - Divulgação/Brasil Open
Imagem: Divulgação/Brasil Open

Clezar é primeiro do país a ser eliminado
Guilherme Clezar (233º do mundo) foi o primeiro dos três jogadores do país na chave principal a entrar em quadra e já deu adeus à competição. Convidado da organização, ele foi derrotado pelo espanhol Albert Ramos (61º) por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 7-5.

Nesta terça, os outros dois brasileiros entram em quadra no Ibirapuera. João Souza, o Feijão (110º), enfrenta o espanhol Pablo Carreño Busta (56º) por volta das 14h30. Thomaz Bellucci (63º) enfrenta o eslovaco Martin Klizan (38º) às 21h.

Tenista eslovaco Martin Klizan - Divulgação/Brasil Open - Divulgação/Brasil Open
Imagem: Divulgação/Brasil Open

Eslovaco quase quebra câmera com raquete
Martin Klizan (ao fundo) quase deu prejuízo à organização do torneio em sua estreia na chave de duplas ao lado do austríaco Philipp Oswald. Irritado após perder um ponto, ele atirou a raquete em direção a uma câmera localizada no fundo da quadra que gera imagens para transmissão via internet. Por pouco, não acertou o objeto. Só não deu para saber se ele teve a~intenção.

Klizan e Oswald acabaram eliminados pelos argentinos Carlos Berlocq e Leonardo Mayer por 2 sets a 0 (6-2 e 7-6 [8-6]).

Leonardo Mayer e Carlos Berlocq - Divulgação/Brasil Open - Divulgação/Brasil Open
Imagem: Divulgação/Brasil Open

Melo espiona possíveis rivais da Copa Davis e do Aberto do Brasil
Marcelo Melo aproveitou a tarde de folga em São Paulo para acompanhar a partida de duplas que envolveu Carlos Berlocq e Leonardo Mayer. Eles poderão formar a parceria da Argentina no duelo da Copa Davis com o Brasil que será realizado entre os dias 6 e 8 de março. O capitão argentino Daniel Orsanic ainda não realizou a convocação.

Mayer e Berlocq também poderão ser rivais de Melo e Julian Konwle caso eles vençam Fabio Fognini/Nicolás Almagro nesta terça-feira.

Tenista tcheco Jiry Vesely - Divulgaçã/Brasil Open - Divulgaçã/Brasil Open
Imagem: Divulgaçã/Brasil Open

Tcheco fica irritado com árbitro brasileiro e ainda acaba derrotado
Jiry Vesely (45º do mundo) ficou bastante contrariado com uma marcação do árbitro brasileiro Carlos Bernardes em sua partida contra o uruguaio Pablo Cuevas. Isso aconteceu no segundo set, quando ele chegou para rebater uma bola e o juiz parou o lance, alegando que ela havia tocado duas vezes no chão. O tcheco se irritou e reclamou bastante. Ele ainda saiu de quadra derrotado por 2 sets a 1 (6-4, 3-6 e 7-5)

Blaz Rola - Divulgação/Brasil Open - Divulgação/Brasil Open
Imagem: Divulgação/Brasil Open

Tenista com nome "inusitado" faz até narrador mudar padrão
Jogador com um dos nomes mais "inusitados" do circuito, o esloveno Blaz Rola (94º) fez até o narrador Eusébio Resende, do SporTV, mudar seu padrão de locução. Acostumado a chamar os jogadores apenas pelo sobrenome, ele se referiu ao atleta durante toda a transmissão pelo seu primeiro nome. Em quadra, Rola até chegou a dificultar as coisas, mas acabou superado pelo tricampeão Nicolás Almagro (82º) por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-3) e 6-4.