Topo

Feijão mantém boa fase, bate argentino e vence a primeira em um ATP 500

Do UOL, em São Paulo

17/02/2015 16h24Atualizada em 18/02/2015 10h59

Semifinalista do Aberto do Brasil na semana passada, João Souza, o Feijão (88º do mundo), confirmou o seu bom momento e estreou com vitória no Aberto do Rio. Na tarde desta terça-feira no Jockey Club Brasileiro, o paulista superou o argentino Facundo Arguello (150º) por 2 sets a 0, com parciais de  6-2  e 6-1 em partida de 1h11 de duração.

O triunfo teve um significado especial para o brasileiro. Foi o seu primeiro em um ATP 500 em duas participações na chave principal. Antes havia, sido derrotado na estreias do próprio Aberto do Rio, em 2014.

Feijão também acabou com um tabu. Ele havia enfrentado Arguello quatro vezes e havia sido derrotado em todas. Estes duelos foram válidos por challengers e aconteceram no saibro, mesmo piso do torneio carioca.

"Estava engasgado. Nunca tinha ganho um set. Consegui impor minha maneira de jogar, que é o mais importante. A confiança da semana passada me ajudou muito. E o importante é que fiquei pouco tempo em quadra", afirmou o tenista ao SporTV.

Com este triunfo, o brasileiro tem grandes chances de assumir a melhor posição de sua carreira no ranking mundial a ser divulgado na próxima segunda-feira. Ele , que já foi número 84 do mundo, estaria assumindo ao menos a 82ª colocação pelos resultados desta semana. 

O argentino de 22 anos segue amargando uma incômoda escrita, a de nunca ter ganhado uma partida em torneios de nível ATP. São agora dez derrotas.

Nas oitavas de final, nesta quarta-feira, Feijão enfrentará Blaz Rola (92º). O argentino superou o argentino Leonardo Mayer (30º) por 4-6, 7-6 (7-3), 4-1 e abandono.

Só 38 minutos foram necessários para Feijão ganhar o primeiro set de Arguello em nove já disputados entre ambos. Com um jogo bastante sólido, o brasileiro obteve uma quebra logo no segundo game de saque do adversário para fazer 3 a 1 e na sequência abrir 4 a 1.

A vantagem foi bem aproveitada por Feijão, que fechou a parcial alguns minutos mais tarde por 6 a 2, quebrando novamente o saque do rival.

Facundo Arguello só impôs resistência no início do set. O argentino só conseguiu confirmar o seu primeiro game de saque e naquele momento empatar o marcador em 1 a 1.

Depois, disso, o brasileiro dominou completamente e obteve duas quebras de maneira tranquila para fazer 6 a 1.

Bruno Soares vence na chave de duplas

Na chave de duplas, Bruno Soares e Alexander Peya estrearam com vitória contra Johan Brunstrom e Nicholas Monroe. Cabeças de chave número 1 do torneio, o brasileiro e o austríaco sofreram no primeiro set, que foi para o tie-break, mas conseguiram uma quebra prematura no segundo set e fecharam a partida em 2 sets a 0, parciais de 7/6(4) e 6-4. Essa foi a quarta vitória da parceria neste ano.

Teliana Pereira é derrotada por favorita

Melhor brasileira no ranking feminino, Teliana Pereira foi eliminada na estreia do Aberto do Rio. Cabeça de chave número 1 e favorita ao título, a italiana Sara Errani derrotou Teliana por 2 sets a 0, com um duplo 6-3.