Bellucci perde quinto jogo seguido e Argentina empata duelo na Copa Davis
Argentina e Brasil entrarão no segundo dia do duelo da primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis empatados em 1 a 1. No segundo jogo desta sexta-feira no Complexo Tecnópolis de Buenos Aires, Leonardo Mayer (29º do mundo) superou Thomaz Bellucci (87º) por 3 sets a 1, com parciais de 6-4, 6-3, 1-6 e 6-4. A partida teve 2h39 de duração.
A derrota desta sexta-feira para o argentino foi a quinta consecutiva de Bellucci, que não vive boa fase e perdeu até o posto de número 1 do país para Feijão. A última vitória do paulista aconteceu no dia 6 de fevereiro.
Com exceção do terceiro set, quando teve atuação impecável, Bellucci não conseguiu impor muita resistência a Leonardo Mayer, que cometeu muitos erros e ainda assim saiu vitorioso. O argentino teve 63 equívocos não-forçados, mas compensou com 36 winners.
No histórico da Copa Davis, esta foi a 11ª derrota de Bellucci em 27 partidas de simples que já disputou.
Com a vitória de Leonardo Mayer, o duelo de duplas neste sábado ganha ainda mais importância. O vencedor ficará a um triunfo de alcançar as quartas de final, nas quais enfrentará Sérvia ou Croácia.
Para este jogo, que ocorre às 13h (de Brasília), o Brasil terá em quadra Marcelo Melo e Bruno Soares. Já os argentinos estão escalados com Federico Delbonis e Diego Schwartzman. Entretanto, a formação poderá ser alterada até uma hora antes do início da partida.
Começo bom e queda de rendimento
O início de Thomaz Bellucci na partida foi muito bom e ele deu a impressão de que poderia ficar com o triunfo no primeiro set. No sétimo game, ele quebrou o saque de Leonardo Mayer e abriu 4 a 3. A vantagem, porém, não durou quase nada. Na sequência, quando foi ao serviço, o brasileiro permitiu ao rival devolver a quebra.
O empate deu moral para o argentino. Depois disso, ele não perdeu mais nenhum game e fechou a parcial em 6 a 4, em rápidos 41 minutos.
Mayer amplia vantagem sem ser incomodado
A segunda parcial foi ainda mais tranquila para o argentino, que se demonstrou muito agressivo em quadra e totalizou dez winners só neste set. Logo no quarto game, ele obteve a primeira quebra para abrir 3 a 1.
Abatido, Bellucci não impunha muita resistência e não dava sinal algum de que poderia reagir. Em apenas 34 minutos, Mayer fez 6 a 3 e abriu 2 a 0 no marcador.
Bellucci reage e atropela o adversário
Quando tudo parecia estar perdido, Bellucci surpreendeu e demonstrou poder de reação. Fez um terceiro set praticamente impecável, cometendo só quatro erros não-forçados e ganhando 26 dos 34 pontos disputados.
Mayer, por outro lado, passou a cometer muitos equívocos, jogando bolas para fora e na rede. Totalizou 19 erros não-forçados e caiu por 6 a 1 em 27 minutos, tendo seu saque quebrado em duas oportunidades.
Equilíbrio total até quebra fatal no oitavo game
A quarta parcial foi, de longe, a de maior igualdade entre os jogadores. Os dois não vacilaram em seus saques até os momentos decisivos. Mas, no oitavo game, Bellucci se descuidou e acabou cedendo a quebra que foi decisiva para sua derrota.
Depois de salvar dois break points, ele perdeu o serviço após devolver na rede uma bola de Leonardo Mayer que ficou curtinha.
Na sequência, o argentino não bobeou e deu o empate para sua equipe.
Confira os duelos deste fim de semana:
Sexta-feira
Carlos Berlocq 2 x 3 João Souza (4-6, 6-3, 7-5, 3-6 e 2-6)
Leonardo Mayer 3 x 1 Thomaz Bellucci (6-4, 6-3, 1-6 e 6-4)
Sábado
13h - Federico Delbonis/Diego Schwartzman x Marcelo Melo/Bruno Soares
Domingo
11h - Leonardo Mayer x João Souza
A seguir - Carlos Berlocq x Thomaz Bellucci
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.