Topo

Federer contém poder de saque de Raonic, vence e encara Djokovic na final

Do UOL, em São Paulo

21/03/2015 18h36

Com muita classe, como já lhe é de costume, Roger Federer fez o que Rafael Nadal não conseguiu nas quartas de final – parar o potente saque de Raonic – e venceu a semi do Masters 1000 de Indian Wells, neste sábado, por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 6-4. Assim, garantiu vaga na decisão e será o adversário de Novak Djokovic, que mais cedo passou por Andy Murray também por 2 a 0. O jogo acontece a partir das 17h (de Brasília) deste domingo.

O duelo confirma a presença dos atuais números um (Djokovic) e dois (Federer) do mundo na grande final do torneio disputado na Califórnia. Até aqui, no confronto direito, o tenista suíço leva uma pequena vantagem, com 20 vitórias contra 17 do sérvio.

E para chegar até a final, Federer não teve trabalho para superar Raonic, ao contrário de Nadal, que sofreu com o forte saque do tenista canadense e acabou eliminado nas quartas. Foi a nona vitória do suíço sobre o freguês Raonic, que tem apenas uma vitória no duelo direto com Roger Federer.

Foi na hora certa. Depois de dez games sem quebras para nenhum dos lados, Roger Federer jogou muito bem o 11º game e fez 6 a 5 em Raonic, precisando apenas confirmar seu serviço para conquistar o primeiro set e largar na frente. E foi justamente o que fez.  De zero, manteve o saque e venceu a primeira parcial em 45 minutos: 7-5.

Já no segundo set, Federer precisou de apenas um game para abrir vantagem. O suíço pressionou Raonic e conseguiu a quebra, largando na frente. Depois, foi só confirmar seus serviços com maestria – com exceção ao último game, em que quase deixou o rival abrir 40-0 – para carimbar a vaga em mais uma final de sua carreira.