Topo

Djokovic vai para final em Miami e tenta feito inédito na história do tênis

Do UOL, em São Paulo

03/04/2015 21h44

Vencer o Master de Indian Wells e de Miami no mesmo ano pela terceira vez. Este é o feito que Novak Djokovic se habilitou a buscar ao vencer o americano John Isner nesta sexta-feira por 2 sets a 0 com parciais de 7-6 (7/3) e 6-2. Na final de Miami no domingo, ele enfrenta o britânico Andy Murray.

A chave para o triunfo de Nole nesta sexta-feira foi anular o saque do adversário, que com seus 2,08 metros tem o serviço como principal arma. Mas a conhecida qualidade do número um na devolução, aliada a capacidade de defesa, minaram Isner. Desde a primeira vez que sacou ele precisou suar para não sofrer a quebra e a duras penas levou o jogo para o tiebreak, quando foi dominado pelo número um.

Pressionado  o tempo todo e atrás no placar, o americano precisou bater mais forte. Ocorre que maior ousadia significa riscos e o forehand que tão bem funcionou contra Nishikori e Raonic falhou. Estava aberto o caminho para uma vitória fácil de Djokovic no segundo set.

Os números do jogo refletem a excelente fase que Nole atravessa. Ele fez 10 aces contra 9 de um especialista em serviços. Ganhou 81% dos pontos com primeiro saque diante de 71% do adversário. A vitória ocorreu sem ceder nenhum break point.

Na final Djoko vai encarrar o escocês Andy Murray. Os dois se conhecem desde os tempos de juvenil e têm características parecidas de jogo. Mas o número um do mundo passa por uma fase bem melhor e levou as últimas seis partidas e lidera o confronto por 17 a 8. 

Os dois se enfrentaram recentemente na semi final de Indian Wells em 21 de março e Djokovic atropelou. Bateu Murray por 6-2 e 6-3 numa atuação muito superior em que não deu chances ao rival.