Topo

Federer perde segunda seguida para Monfils e vê nº 1 cada vez mais longe

Suíço defendia o vice-campeonato, mas acabou eliminado nas oitavas em Monte Carlo - VALERY HACHE/AFP
Suíço defendia o vice-campeonato, mas acabou eliminado nas oitavas em Monte Carlo Imagem: VALERY HACHE/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/04/2015 08h58

Assim como fez na final da Copa Davis, no ano passado, o francês Gael Monfils derrubou mais uma vez o suíço Roger Federer sobre o saibro. Em duelo válido pelas oitavas de final do Masters 1000 de Monte Carlo, o parisiense mostrou grande consistência para anotar sua quarta vitória em 12 jogos contra o atual número 2 do mundo, fechando o duelo com o placar de 6/4 e 7/6 (7-5).

Federer começou melhor na partida, conseguiu quebra no quarto game e sacou em seguida com 3/1 no placar. Só que depois de largar na frente, o suíço se atrapalhou com a firmeza de Monfils, que devolveu o máximo de bolas que pode e com essa tática reagiu. O francês faturou cinco dos seis games seguintes e acabou vencendo o primeiro set.

O equilíbrio foi a marca da segunda parcial, que foi aberta e com chances para ambos os lados. Federer foi o primeiro a ter break-point a seu favor, mas não aproveitou a oportunidade que teve no quarto game. Em seguida foi a vez de Monfils ter três chances de quebra a seu favor, sem conseguir concretizar uma sequer.

No sexto e sétimo games, cada um teve um break a seu favor e ambos não foram concluídos. Federer teve ainda o serviço ameaçado mais uma vez e se salvou, levando então a definição do set para o tiebreak. O suíço chegou a ter 5-3 e saque, mas acabou vacilando e permitiu a recuperação de Monfils, que venceu o jogo com um erro não forçado do rival.

Vice-campeão no ano passado, Federer não perdia tão cedo em Monte Carlo desde 2009, quando caiu igualmente nas oitavas. A derrota desta quarta-feira complica ainda mais as pretensões do suíço de brigar pela liderança do ranking com o sérvio Novak Djojkovic, que pode abrir quase 5.500 pontos de vantagem em caso de título nesta semana.

Após eliminar Federer, Monfils terá pela frente o búlgaro Grigor Dimitrov, que mais cedo também deixou pelo caminho um rival suíço, superando o atual campeão Stan Wawrinka em arrasadores sets diretos, com placar final de 6/1 e 6/2, em apenas 55 minutos de jogo.

Como defendia o título, Wawrinka pode até deixar o top 10 dependendo dos resultados de Dimitrov e do croata Marin Cilic no saibro monegasco. Atual 9 do mundo, o suíço tem que torcer para que os dois rivais não cheguem simultaneamente às semifinais do torneio para continuar entre os 10 melhore do mundo na ATP.