Topo

Bellucci vence mais uma, vai às quartas e garante número 1 do Brasil

Bellucci vai continuar como o melhor brasileiro no ranking da ATP na próxima semana - He Canling/Xinhua
Bellucci vai continuar como o melhor brasileiro no ranking da ATP na próxima semana Imagem: He Canling/Xinhua

Do UOL, em São Paulo

30/04/2015 10h16

O paulista Thomaz Bellucci aproveitou o embalo depois de eliminar o russo Mikhail Youzhny, cabeça de chave 7, na estreia no ATP 250 de Istambul e conquistou novo triunfo. Nesta quinta-feira, o canhoto de Tietê levou a melhor sobre o uzbeque Denis Istomin em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/3, depois de 1h32 de confronto. 

"Joguei melhor que na primeira rodada, mais constante. Saquei bem, ganhei muitos pontos com o saque e primeira bola. O jogo foi equilibrado no primeiro set, com poucas chances para os dois, mas no tiebreak fui mais consistente. No segundo set, abri logo no começo um break e até poderia ter quebrado o serviço dele mais uma vez, mas ele acabou jogando bem", analisou.

Nas quartas de final, o brasileiro vai medir forças com o uruguaio Pablo Cuevas, terceiro pré-classificado, que mais cedo bateu o russo Teymuraz Gabashvili de virada, com placar de 4/6, 6/4 e 6/4, em quase duas horas de jogo. "O Cuevas é um bom jogador, principalmente nesse piso lento. Tenho que seguir consistente no saque e jogar agressivo contra ele, sem deixar ele gostar do jogo", afirmou Bellucci.

Será o segundo duelo entre os sul-americanos na temporada e Bellucci venceu o outro, superando o uruguaio na segunda rodada do Masters 1000 de Miami. No retrospecto geral, cada um tem uma vitória, já que Cuevas levou a melhor sobre o paulista no saibro do Estoril, em 2011.

Com a vaga assegurada nas quartas, Bellucci também garantiu sua permanência como melhor do país no ranking. Ele seguirá à frente do também paulista João “Feijão” Souza por pelo menos 10 pontos, diferença que pode aumentar caso o canhoto de Tietê consiga avançar mais no saibro turco.

O primeiro set foi bastante equilibrado, com apenas duas chances de quebra para cada lado que não foram concretizadas. A definição foi para o tiebreak, em que Bellucci mostrou firmeza e venceu com apenas uma mini-quebra de vantagem.

Bellucci teve o saque ameaçado logo no primeiro game do segundo set, conseguiu se salvar e em seguida teve dois break-points favoráveis, que também não foram aproveitados. Só que o paulista teve outra chance no quarto game e desta vez não deixou escapar. Ele manteve a dianteira até o fil e selou seu primeiro triunfo em dois jogos contra Istomin.