Topo

Nadal dá troco em freguês e alcança segunda final do ano

Rafael Nadal encarou Tomas Berdych na semifinal do Master de Madri - AP Photo/Paul White
Rafael Nadal encarou Tomas Berdych na semifinal do Master de Madri Imagem: AP Photo/Paul White

Do UOL, em são Paulo

09/05/2015 11h57

Pelo segundo ano seguido Rafael Nadal está na final do Master de Madri. O atual campeão bateu o tcheco Tomas Berdych por 2 sets a 0 com parciais de -/6 (7-3) e 6-1. Na final deste domingo ele encara Andy Murray.

A partida pode dar o primeiro troféu no saibro Europeu a Nadal. A temporada de saibro sempre foi a principal fonte de pontos ao espanhol, mas desde as lesões do ano passado os resultados não aparecem. Ele foi batido em Barcelona e Monte Carlo.

A semifinal do Master de Madri teve fim diferente. A partida começou com o roteiro esperado com Berdych atacando com pesados golpes do fundo de quadro e Nadal sendo mais consistente e construindo os pontos.

O tcheco abusava dos ataques contra o backhand do rival. Nadal tinha a tradicional eficiência nos contra-ataques e tentava mexer o adversário para evitar que tivesse equilíbrio. Nos primeiros games da partida os jogadores tiveram tranquilidade para confirmar os serviços.

No final, o espanhol mostrou a força mental nos momentos decisivos e teve dois break points. Mas Berdych se salvou com o saque e a decisão foi para um tie break em que Nadal foi soberano. Ele começou com um mini-break de cara e fechou com 7 a 3.

O começo do segundo set foi semelhante ao primeiro, mas Berdych deu sinais de que estava procurando motivos para perder o foco na partida. Ele chegou a reclamar de uma mulher que se abanava com um leque na arquibancada. Falou com o juiz sobre o assunto durante o game e no intervalo.

Na sequência ele sacou e viu que a bolinha também pune. Cometeu erros não-forçados, enfrentou três break points e foi quebrado. Nadal abriu 3 a 1 e nesta situação não é fácil voltar no jogo contra o espanhol. Ele voltou a quebrar o saque do adversário e fechou em tranquilos 6/1.

Desta maneira Nadal deu o troco na derrota no último encontro entre eles. Na partida válida pelas quartas de final do Aberto da Austrália Berdych havia anotado 3 sets a 0 com direito a pneu. O confronto entre os tenistas está 19 a 4 a favor do espanhol.