Topo

Bellucci sai na frente, leva virada de Djokovic e é eliminado em Roma

Thomaz Bellucci rebate bola durante a partida contra Novak Djokovic - Andrew Medichini/AFP
Thomaz Bellucci rebate bola durante a partida contra Novak Djokovic Imagem: Andrew Medichini/AFP

Do UOL, em São Paulo

14/05/2015 16h45

Em um jogo mais difícil do que o esperado, Novak Djokovic (1º no ranking da ATP) conseguiu se impor perante Thomaz Bellucci (68º) e garantiu a classificação para as quartas de final do Masters 1000 de Roma, nesta quinta-feira (14). O brasileiro chegou a vencer a primeira parcial, mas não conseguiu impedir a virada do sérvio, que fechou a partida em 2 sets a 1 (5/7, 6/2 e 6/3), em duas horas.

Vindo do qualifying, Bellucci surpreendeu ao conseguir fazer um jogo extremamente equilibrado com o número 1 do mundo. Apesar disso, as qualidades de Djokovic se sobressaíram e o sonho da vitória acabou ficando pelo meio do caminho.

Nas quartas de final, o sérvio enfrentará o japonês Kei Nishikori, que venceu Viktor Troicki mais cedo.

O jogo

O primeiro set começou de maneira extremamente equilibrada, e Thomaz Bellucci mostrou um poder de reação impressionante. Quando a partida estava em 3 games a 3, o brasileiro chegou a ter três breakpoints contra sim, mas conseguiu reverter a desvantagem e confirmar seu serviço.

No momento decisivo do set, o brasileiro cresceu diante do número 1 do mundo e conseguiu quebrar o serviço de Djokovic para fazer 6 a 5. Na sequência, Bellucci teve tranquilidade para confirmar seu serviço e fechar a primeira parcial em 7 a 5.

Diferentemente do primeiro set, Djokovic se mostrou mais agressivo e isso fez diferença na segunda parcial. Logo no quarto game, o sérvio conseguiu quebrar o serviço do brasileiro e confirmou seu saque para abrir 4 a 1.

Mostrando uma tranquilidade e concentração maiores do que em outras partidas, Bellucci ainda conseguiu diminuir a vantagem, mas não foi páreo para o número 1 do mundo que, sem dificuldades, fechou o set em 6 games a 2. 

Na última parcial, o equilíbrio do primeiro set voltou e os dois tenistas conseguiram se impor em seus respectivos serviços. A mudança só veio acontecer no sexto game. Em saque inseguro, Bellucci abusou dos erros nas escolhas de jogadas, chegou a salvar três breakpoints, mas acabou vendo Djokovic quebrar seu saque, após uma dupla falta do brasileiro, e abrir vantagem.

A desvantagem de 4 a 2, no entanto, não foi suficiente para que Bellucci desistisse da partida. Logo no game seguinte, o brasileiro mostrou um estilo agressivo e devolveu a quebra de serviço de Novak Djokovic.

O que parecia ser a volta de Bellucci ao jogo, acabou sendo apenas o último suspiro antes da eliminação. Com muitos erros não forçados, o brasileiro teve seu serviço quebrado mais uma vez. Na sequência, sacando para a partida, Djokovic não desperdiçou a chance e fechou o set em 6 games a 3.