Topo

Federer vence em sets diretos e vai às quartas de final em Roma

Suíço teve que sacar três vezes para o jogo até enfim conseguir sacramentar a vitória - TOLGA BOZOGLU/EFE
Suíço teve que sacar três vezes para o jogo até enfim conseguir sacramentar a vitória Imagem: TOLGA BOZOGLU/EFE

Do UOL, em São Paulo

14/05/2015 12h28

Depois de duas eliminações precoces nos Masters 1000 de Monte Carlo e Miami, o suíço Roger Federer se garantiu nas quartas de final em Roma. Nesta quinta-feira, o número 2 do mundo mediu forças com o sul-africano Kevin Anderson, 16º no ranking da ATP, que não deu grande trabalho e caiu em sets diretos, com parciais de 6/3 e 7/5.

O próximo adversário do suíço será o vencedor da partida entre o italiano Fabio Fognini e o tcheco Tomas Berdych. Contra o atleta da casa, Federer tem três vitórias em três jogos, ao passo que contra Berdych soma 13 triunfos em 19 encontros.

Conhecido por ser um bom sacador, muito em função dos 2,03 metros de altura, Anderson vacilou nos serviços logo no começos dos dois sets. No primeiro, ele foi quebrado no segundo game e depois não conseguiu mais correr atrás de Federer, ficando sem uma oportunidade sequer de quebra.

Na segunda parcial a história foi parecida e logo no primeiro game o sul-africano perdeu o serviço. Ele ainda levou nova quebra, no sétimo game, e viu Federer sacar para o jogo em seguida. Contudo, o suíço deu uma enorme vacilada e perdeu as duas quebras de frente que tinha, ambas sacando para fechar o jogo.

Quando tudo indicava que o suíço iria se complicar no set, Anderson não aproveitou o momento e foi quebrado mais uma vez. Federer então teve sua terceira oportunidade de servir para fechar e desta vez tratou de fazer a sua parte para enfim garantir a vaga nas quartas.

Apesar dos 14 aces do sul-africano, foi Federer que terminou com melhor desempenho no saque. O tenista da Basileia venceu 67% dos pontos de serviço que disputou, ao passo que o rival teve aproveitamento de apenas 60%.