Topo

Federer arrasa algoz de Nadal e disputa final nesse domingo

Final no saibro romano será a terceira do ano envolvendo os dois primeiros do ranking - ETTORE FERRARI/EFE
Final no saibro romano será a terceira do ano envolvendo os dois primeiros do ranking Imagem: ETTORE FERRARI/EFE

Do UOL, em São Paulo

16/05/2015 16h08

Mais uma vez o tenista suíço Roger Federer levou a melhor no duelo contra o compatriota Stan Wawrinka. Neste sábado, os dois mediram forças pelas semifinais do Masters 1000 de Roma e o atual número 2 do mundo ganhou por 6/4 e 6/2, em 55 minutos, aumentando para 16 vitórias sobre o rival em 18 jogos.

A decisão no saibro do Foro Itálico será no domingo (17), às 11h (de Brasília), contra o líder do ranking, o sérvio Novak Djokovic, que mais cedo despachou o espanhol David Ferrer. Será a terceira final do ano entre Federer e Djokovic, com uma vitória para cada lado até então. Será ainda a 39ª vez (a 14ª decisão) que ambos vão se enfrentar (o suíço tem 20 vitórias)

O primeiro encontro em final dos dois em 2015 foi no ATP 500 de Dubai, onde Federer levou a melhor. Eles voltaram a duelar na decisão do Masters 1000 de Indian Wells, desta vez com vitória de Djokovic.

Apesar da derrota, Wawrinka foi quem saiu na frente, conseguiu uma quebra de vantagem no segundo game e abriu 3/0 em seguida. Só que ele não manteve o bom momento até o fim do set e perdeu o saque no quinto game. O jogo ficou parelho a partir de então, mas uma besteira de Stan no nono game mudou o panorama da partida.

Sacando em 4/4 e com 40-30 no placar, o número 2 da Suíça teve uma bola fácil para matar junto à rede, podendo fechar o game, mas jogou a bola na rede. Depois disso ele não foi mais o mesmo e acabou vendo Federer crescer no jogo.

Naquele mesmo game, o tenista da Basileia voltou a quebrar o compatriota e em seguida sacou para fechar o set. Federer manteve o ritmo na segunda parcial, anotou quebras no terceiro e quinto games para definir mais um resultado positivo contra Wawrinka.

No segundo set, Federer dominou amplamente e ainda quase foi atingido por uma bola por Wawrinka em uma jogada na rede. Federer conseguiu escapar da bolada e ainda ganhou o ponto (a bola foi para fora).