Topo

Djokovic mantém invencibilidade, bate Federer e celebra título em Roma

Sérvio chegou à 22ª vitória seguida e já soma cinco títulos na atual temporada - Riccardo De Luca/AP
Sérvio chegou à 22ª vitória seguida e já soma cinco títulos na atual temporada Imagem: Riccardo De Luca/AP

Do UOL, em São Paulo

17/05/2015 13h17

A excelente fase do sérvio Novak Djokovic parece não ter fim. O número 1 do mundo chegou a 22ª vitória seguida neste domingo, derrubando o suíço Roger Federer na decisão do Masters 1000 de Roma com parciais de 6/4 e 6/3, depois de 1h15de partida.

Djokovic não perde desde a final do ATP 500 de Dubai, justamente contra Federer. Desde então ele conquistou quatro Masters 1000. Além da taça no saibro do Foro Itálico, o número 1 do mundo também comemorou os títulos em Monte Carlo, Miami e Indian Wells.

Na temporada são apenas duas as derrotas para o sérvio, que também foi superado nas quartas de final do ATP 250 de Doha para o croata Ivo Karlovic.

O título do sérvio em Roma é seu quinto na temporada e vai lhe render uma premiação de 628.100 euros, ao passo que Federer levará para casa um cheque de 308 mil euros. A diferença entre eles no ranking curiosamente vai diminuir, uma vez que Djokovic defendia o título nesta semana o suíço havia perdido na primeira rodada no ano passado.

Na próxima segunda-feira, os dois estarão distantes por 4.610 pontos, sendo que a atual diferença é de 5.200 pontos.

Enfrentando Djokovic pela terceira vez no ano, todas em decisões, Federer teve uma chance de ouro na reta final do primeiro set. Com o placar em 4/4, o suíço conseguiu um break-point a seu favor, mas desperdiçou a oportunidade e em seguida viu o líder do ranking anotar a quebra solitária que definiu a parcial.

A oportunidade perdida no fim do primeiro set parece ter assombrado o suíço no começo do segundo, uma vez que ele não jogou bem seu primeiro game de saque, foi quebrado e permitiu que Djokovic abrisse 3/0. Federer salvou mais um break-point, no quarto game, e mesmo com o apoio da torcida italiana não conseguiu se recuperar.