Topo

Federer concretiza vitória sobre Monfils e garante duelo suíço nas quartas

Do UOL, em São Paulo

01/06/2015 09h28

Depois de ter o jogo contra o francês Gael Monfils interrompido no fim do domingo parisiense, por causa da falta de luz natural, o suíço Roger Federer voltou à quadra nesta segunda-feira e concretizou sua vitória diante do atleta da casa. Ele venceu os dois sets que faltavam para o triunfo e carimbou a vaga para as quartas de final ao anotar parciais de 6/3, 4/6, 6/4 e 6/1.

O próximo oponente de Federer será o compatriota Stan Wawrinka, garantindo um suíço nas semifinais de Roland Garros. Os compatriotas já se enfrentaram 18 vezes e o atual número 2 do mundo soma 16 vitórias. Contudo, suas duas únicas derrotas aconteceram justamente sobre o saibro, ambas em Monte Carlo (2009 e 2014).

Federer começou com tudo e abriu 3/0 logo de cara no primeiro set. Dominando com o saque, o suíço venceu 94% dos pontos disputados com a primeira bola, não cedeu uma oportunidade de quebra sequer para Monfils e manteve a dianteira até o fim, fechando a parcial com 6/3.

No segundo set, o atleta da casa melhorou e também contou com uma queda de rendimento de Federer nos saques. Monfils foi o primeiro a anotar quebra, chegou a ter 3/0 mas viu o suíço reagir e por pouco não se complicou. O francês voltou a pressionar o saque do rival e conseguiu a nova quebra para fazer 6/4 e empatar o confronto.

Foi então que o duelo acabou interrompido pela falta de luz e só retornou nesta manhã de segunda-feira. O bom momento de Monfils pareceu se manter, já que ele começou sacando e chegou a abrir 40-0 no primeiro game. Entretanto, o francês vacilou e acabou quebrado apesar de toda a vantagem que construiria. O número 2 do mundo manteve a quebra de frente até o fim e levou o terceiro set.

Na quarta parcial, Federer reinou absoluto e dominou o rival francês, que contou com baixo índice de aproveitamento nos saques, vencendo somente 42% dos pontos disputados. Tal panorama se refletiu em três quebras para o suíço, que fechou o jogo batendo o saque de Monfils.