Topo

Safarova derruba Ivanovic e disputa sua primeira final de Grand Slam

Do UOL, em São Paulo

04/06/2015 12h02

Pela primeira vez na carreira, a tcheca Lucie Safarova vai fazer uma final de Grand Slam. Nesta quinta-feira, a canhota garantiu o feito inédito ao bater a sérvia Ana Ivanovic em sets diretos, com placar final de duplo 7/5, depois de 1h52 de confronto.

Cabeça de chave 13, Safarova disputava sua segunda semifinal em um dos quatro principais torneios do circuito e dessa vez conseguiu passar. No ano passado, ela foi semifinalista de Wimbledon, mas acabou derrotada pela compatriota Petra Kvitova.

A campanha no saibro parisiense vai levar Safarova para o top 10 pela primeira vez na carreira. Ela será a 112ª a alcançar tal marca e fará ao lado de Kvitova uma dobradinha que não acontecia desde outubro de 1989, últiva vez que o ranking teve duas tchecas entre as 10 melhores.

Atual 13 do mundo, a tcheca vai subir para a sétima colocação na próxima segunda-feira e pode até chegar ao sexto posto caso conquiste o título no sábado. Sua adversária sairá da segunda semifinal desta quinta-feira, envolvendo a norte-americana Serena Williams e a suíça Timea Bacsinszky.

Curiosamente, Safarova é a semifinalista que teve melhor campanha em Roland Garros no ano passado. A tcheca foi às oitavas em 2014, ao passo que Ivanovic havia parado na terceira rodada e tanto Serena quanto Bacsinszky não superaram o segundo jogo.

O jogo começou favorável para Ivanovic, que obeteve quebra logo de cara e chegou a abrir 3/0 no primeiro set. A sérvia ainda teve mais duas chances de quebra no sexto game, mas não as aproveitou e acabou permitindo a reação da rival.

Safarova devolveu a quebra de desvantagem quando a sérvia, campeã de Roland Garros em 2008, sacava para o set. A tcheca manteve o bom momento, bateu o saque de Ivanovic mais uma vez e levou o primeiro de virada.

Na segunda parcial, Safarova foi quem obteve a quebra no início e comandou o placar até o fim. Só que a tcheca não fechou na primeira vez que sacou para o jogo e perdeu um match-point antes de perder o saque. Só que Ivanovic retribuiu o favor, foi quebrada e deixou a rival sacar novamente para o jogo, oportunidade que desta vez não foi desperdiçada.