Topo

Federer supera freguês alemão e larga com vitória na temporada de grama

Federer sofreu com os erros não forçados, mas conseguiu prevalecer sobre alemão - Maja Hitij/EFE
Federer sofreu com os erros não forçados, mas conseguiu prevalecer sobre alemão Imagem: Maja Hitij/EFE

Do UOL, em São Paulo

15/06/2015 14h56

O suíço Roger Federer começou, nesta segunda-feira, com o pé direito na curta temporada de grama. Em seu primeiro evento sobre este piso, no ATP 500 de Halle, ele ampliou a freguesia diante do alemão Philipp Kohlschreiber e anotou sua nona vitória em nove jogos contra o rival, anotando parciais de 7/6 (10-8), 3/6 e 7/6 (7-5).

Na segunda rodada, o atual número 2 do mundo terá pela frente o vencedor do duelo entre o letão Ernests Gulbis e o ucraniano Sergiy Stakhovsky. Federer já enfrentou Gulbis quatro vezes, com dois triunfos para cada lado, ao passo que contra Stakhovsky foram dois os embates e uma vitória para cada.

O ucraniano inclusive já bateu Federer sobre a grama, sendo o surpreendente algoz do suíço na segunda rodada de Wimbledon em 2013.

Jogador da Era Aberta com maior porcentagem de vitórias sobre a grama, com mais de 87% de vitórias, Federer foi o primeiro a conseguir uma quebra no duelo com Kohlschreiber, fazendo 4/2 e saque. Só que o alemão devolveu a desvantagem em seguida e a definição foi para um apertado tiebreak vencido pelo vice-líder da ATP.

Uma quebra solitária definiu a sorte do segundo set, que ficou com Kohlschreiber. Ele teve dois break-points a seu favor no oitavo game, aproveitou o segundo e em seguida sacou para empatar o jogo e forçar a terceira parcial.

Atual campeão em Halle, onde já ergueu sete taças, Federer teve a primeira chance de quebra do terceiro set, mas falhou em bater o saque do alemão no segundo game. No quinto foi a vez de Kohlschreiber desperdiçar um break-point. No décimo game, o atleta da casa salvou dois match-points e mais uma vez a definição foi para o tiebreak.

No desempate decisivo, o suíço sofreu com os erros não forçados, ficou com um mini-break atrás duas vezes, mas conseguiu se recuperar e derrubou Kohlschreiber pela nona vez vencendo os últimos quatro pontos da partida.