Topo

Veja o momento em que James Blake é confundido com ladrão em Nova York

Do UOL, em São Paulo

11/09/2015 17h15

O ex-tenista James Blake foi confundido com um assaltante pela polícia de Nova York, na última quarta-feira (9). Enquanto estava parado dentro do hotel Grand Hyatt, o ex-atleta foi atacado por um policial à paisana, que derrubou Blake no chão e o algemou. Nesta sexta, o vídeo da câmera de segurança do local vazou e mostrou que a ação da polícia foi exagerada.

Na última quinta-feira, o comissário de polícia de Nova York, Bill Bratton, já havia vindo a público falar da ação policial envolvendo o ex-atleta. Bratton descreveu o caso como uma abordagem inapropriada e disse ter procurado James Blake para esclarecer o ocorrido.

“Pedimos desculpas e racismo não está envolvido nisso”, disse Bratton. "Nós tivemos como provável causa o fato de duas testemunhas terem falado: 'é ele'", completou.

O ex-atleta de 35 anos foi rendido por policiais e ficou imobilizado por 15 minutos até que as autoridades percebessem que eles estavam com a pessoa errada. Segundo informou a imprensa americana, James Blake foi confundido com um suspeito de roubo de celular.

Em entrevista ao canal de televisão "ABC", James Blake disse não se importar se o caso foi ou não motivado por questões raciais. Para ele, a atitude da polícia é injustificável independentemente disso.

"Para mim, é um simples caso de uso desnecessário de força policial, não importando qual é minha raça. Na minha cabeça, provavelmente tem um fator racial envolvido, mas isso não importa, não há razão para ninguém fazer isso com ninguém", afirmou.

"Você poderia pensar que eles diriam, 'ei, queremos falar com você. Nós estamos verificando algo'. Eu estava apenas parado ali. Não estava correndo. Isso não está nem mesmo perto de ser algo ok. É completamente desnecessário. Você pode achar que em algum momento eles vão notar que não é ok, mas parece que não há como pará-los", completou Blake.

Blake, que tem formação superior, foi um dos poucos negros a virar top 10 do ranking mundial (foi o número 5 em 2007). Ele se aposentou em 2013 e acumulou apenas em premiação quase US$ 8 milhões.