Topo

Eles ganharam um Grand Slam juntos e agora são rivais na Davis

Fábio Aleixo

Do UOL, em Florianópolis (SC)

18/09/2015 06h00

Em junho, Marcelo Melo e Ivan Dodig conquistaram juntos, em Roland Garros, o primeiro Grand Slam de suas carreiras. Na próxima semana estarão atuando novamente juntos. Mas ao menos neste fim de semana, os dois tenistas praticamente não se falarão. Em Florianópolis, os dois têm o mesmo objetivo, mas desta vez em lados distintos. Eles são rivais no duelo entre Brasil e  Croácia pela repescagem da Copa Davis no Costão do Santinho. Só um deles estará no Grupo Mundial em 2016.

Desde que começaram a atuar juntos há quatro anos, esta será a primeira vez que se enfrentarão. Do mesmo lado da rede, eles conquistaram três títulos, foram vice-campeões das Finais da ATP no ano passado e conseguiram ascensão impressionante no ranking mundial de duplas. Melo é o quinto colocado, e Dodig o sexto.

O encontro dos parceiros está marcado para sábado, no segundo dia de disputas. Melo atuará ao lado de Bruno Soares e Dodig formará parceria com Franko Skugor.  Nesta sexta, primeiro dia, Thomaz Bellucci enfrenta Mate Delic e Feijão pega Borna Coric. As partidas de simples serão disputadas a parir das 10h.

Dada a importância que ao jogo de duplas pode ter no confronto, Dodig acabou sendo poupado pelo capitão Zeljko Krajan para a jornada desta sexta, mas ainda poderá jogar simples no domingo.

RELEMBRE A CONQUISTA DE MELO E DODIG EM ROLAND GARROS

 

“Olha, vai ser muito estranho jogar contra o Marcelo. Mas aqui é uma situação diferente, com cada um representando seu país. Será muito interessante. O importante é cada um focar em seu objetivo e tentar superar o outro”, disse o croata, que está de volta ao time da Croácia na Davis após passar o ano de 2014 inteiro fora.

Melo, por outro lado, é figurinha carimbada em todas as convocações do Brasil desde 2008. Com Bruno Soares, já esteve em quadra dez vezes na Davis e foi derrotado em apenas uma oportunidade.

Para ele, encarar Dodig neste fim de semana também será uma mistura de sentimentos.

“É muito estranho jogar contra um cara com quem convivo há quatro anos. É o mesmo sentimento que tenho quando enfrento o Bruno ou o Thomaz nos torneios pelo mundo. Nós conhecemos muito bem um ao outro, então a estratégia a ser adotada será muito importante. Sabemos o que cada um gosta de fazer na quadra”, afirmou.

Esta será a primeira vez de Dodig atuando no Brasil em toda a sua carreira. Nem mesmo em torneios menores como futures e challengers, ou para treinar com Melo, ele esteve no país.

“O Ivan sempre está acostumado a ter brasileiros torcendo a nosso favor nos torneios aí pelo mundo. Agora, ele vai sentir de verdade o que é a nossa torcida”, disse Melo fazendo referência ao ambiente algumas vezes hostil criado pelos torcedores brasileiros na Davis.

Programação

Sexta-feira

10h - Thomaz Bellucci x Mate Delic
A seguir - João Souza x Borna Coric

Sábado

11h - Bruno Soares/Marcelo Melo x Ivan Dodig/Franko Skugor

Domingo

10h - Thomaz Bellucci x Borna Coric
A seguir - João Souza x Mate Delic