Topo

Wawrinka vence Ferrer, ganha sobrevida e classifica Nadal à semi

Suzanne Plunkett / REUTERS
Imagem: Suzanne Plunkett / REUTERS

Do UOL, em São Paulo

18/11/2015 19h48

O suíço Stanislas Wawrinka se recuperou de derrota na estreia do ATP Finals e venceu o espanhol David Ferrer por 2 sets a 0, em partida do grupo Ilie Nastase, disputada no começo da noite desta quarta-feira (18). 

Atual número 4 do ranking da ATP, Stan bateu o adversário com parciais de 7/5 e 6/2, em 1h33min.

Ferrer e Wawrinka vinham de reveses na rodada inicial - para Andy Murray e Rafael Nadal, respectivamente. Ferrer, que só poderá chegar a uma vitória na competição, está eliminado. 

Por outro lado, Nadal, que busca título inédito do torneio, está classificado para a semifinal com antecedência. Apenas mais um da chave, Wawrinka ou o britânico Murray, tem condições de empatar com ele em dois triunfos.

Na rodada que fechará a chave, Ferrer encara o compatriota Nadal. Já Stan pega Murray, em confronto direto pela última vaga. 

O jogo

Ferrer largou bem no primeiro set, abriu vantagem de 5/2, mas deixou o adversário virar. Destaque para três duplas faltas decisivas cometidas pelo espanhol. As duas primeiras em game que sacava para fechar o set, e a última quando o placar marcava 5/5. Wawrinka aproveitou e garantiu o 7/5.

Wawrinka deu sequência ao bom momento no segundo set e quebrou o saque de ferrer logo no primeiro game. Voltou a quebrar no quinto, quando abriu 4/1. Depois, apenas controlou a partida para fechar em 6/2. 

Apesar da superioridade de Wawrinka, o jogo foi encerrado com fato curioso. O suíço rebateu bola para fora, Ferrer viu e sinalizou que pediria desafio - não podia mais usar o benefício, contudo, pois já o tinha esgotado. O replay mostrou que a redonda foi para fora, mas não havia o que fazer.