Topo

Djoko vence 1º set contra Berdych e garante ida à semi antes do fim do jogo

JUSTIN TALLIS / AFP
Imagem: JUSTIN TALLIS / AFP

Do UOL, em São PAulo

19/11/2015 19h21

Novak Djokovic não precisou de mais de um set na partida desta quinta-feira (19), que encerra o grupo Stan Smith do ATP Finals, para garantir vaga na semifinal do torneio. Ao vencê-lo por 6/3, contra o tcheco Tomas Berdych, confirmou a segunda colocação da chave.

Isso porque, de acordo com o regulamento da competição, ainda que Berdych virasse o confronto e vencesse por 2 sets a 1, o que igualaria o desempenho de ambos em um triunfo e duas derrotas, não conseguiria superá-lo nos critérios de desempate.

Número 1 do ranking da ATP e em temporada que rivaliza com as melhores da história do tênis, Djokovic venceu também o segundo set - parcial de 7/5. 

Na semifinal, enfrentará o líder da outra chave, Rafael Nadal. 

O japonês Kei Nishikori também está eliminado neste grupo. O suíço Roger Federer, com três vitórias, terminou na liderança.

O jogo

Djokovic largou confirmando o serviço no primeiro game do set inicial e, logo na sequência, garantiu a primeira quebra – devolvida por Berdych no terceiro game.

O sérvio voltou a frustrar o serviço do rival para abrir 5/3. Fechou o set inaugural por 6/3.  

Desde então, já classificado, Djoko entrou em “ritmo de treino”. Sem a mesma garra e vibração de antes, fez um segundo set equilibrado, vencido por 7/5. 

Sequência no ATP Finals

O grupo Stan Smith, já definido, espera a última rodada da chave Ilie Nastase, que já tem Rafael Nadal classificado e líder, para montar chaveamento de semifinal.

Andy Murray e Stan Wawrinka fazem duelo direto pela segunda vaga, na sexta-feira (20). Nadal também joga na sexta, contra o já eliminado David Ferrer.

Sendo assim, de acordo com o regulamento do torneio, Federer, líder do Smith, encarará o segundo colocado do outro grupo, Murray ou Wawrinka. Djokovic, por sua vez, enfrentará Rafael Nadal na próxima fase.