Topo

Federer sofre, mas bate Nishikori e avanças às semis como líder da chave

Suíço abriu boa vantagem nos dois últimos sets, mas sofreu com a irregularidade - Glyn Kirk/AFP Photo
Suíço abriu boa vantagem nos dois últimos sets, mas sofreu com a irregularidade Imagem: Glyn Kirk/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

19/11/2015 14h26

O suíço Roger Federer sofreu, mas conquistou nesta quinta-feira sua vaga para as semifinais do ATP Finals, competição que reúne os oito melhores tenistas da temporada. Diante do japonês Kei Nishikori, o ex-número um do mundo superou a própria irregularidade e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 6/4.

A vitória foi a terceira de Federer em três jogos pelo Grupo Stan Smith da competição – antes, o suíço derrotou Novak Djokovic e Tomar Berdych, ambos por 2 sets a 0. Desta forma, assegurou o primeiro lugar da chave, sem depender de outros resultados.

Nishikori, por sua vez, somou sua segunda derrota em três partidas. Antes, levou um duplo 6/1 de Novak Djokovic. O sérvio encerra a primeira fase do grupo enfrentando Berdych, em duelo que define o segundo colocado do grupo.

Na partida entre Federer e Nishikori, os dois fizeram uma primeira parcial já demonstrando equilíbrio. Federer conseguiu uma quebra de saque no quarto game, fazendo 3/1, mas Nishikori devolveu a quebra no game seguinte, servido pelo suíço, e sacou para fazer 3/3.

No sétimo game, o japonês surpreendeu com nova quebra e fez 4/3, mas o suíço também deu o troco no oitavo game e fez 4/4. A partir daí, os dois mantiveram seus serviços até o 12º game, quando Nishikori cometeu um erro não forçado e assegurou o 7/5 do ex-número 1 do mundo.

O segundo set foi semelhante no quesito quebras de serviço. Federer conquistou uma no terceiro e sacou para fazer 3/1. No entanto, Nishikori devolveu o break no sexto game e sacou para fazer 4/4. De quebra, o nipônico pontuou no saque do rival no nono game, e sacou para fazer 6/4.

A situação se repetiu no terceiro set, com Federer abrindo boa vantagem e assistindo à reação do japonês. Com uma quebra no quarto game, o suíço sacou e fez 4/1, ficando perto da vitória. Porém, Nishikori sacou para fazer 4/2 e quebrou Federer para fazer 4/3. Aí, no oitavo game, empatou.

Federer confirmou seu serviço e fez 5/4. Aí, no saque de Nishikori, o suíço conquistou mais uma quebra e fechou o jogo com um smash. Foi a quarta vitória do suíço em seis confrontos diante do nipônico.