Topo

Wawrinka vence duelo direto, despacha Murray e pega Federer na semifinal

GLYN KIRK / AFP
Imagem: GLYN KIRK / AFP

Do UOL, em São Paulo

20/11/2015 20h08

O suíço Stanislas Wawrinka venceu duelo direto contra o britânico Andy Murray, nesta sexta-feira (20), em Londres, pelo ATP Finals, e garantiu vaga na semifinal do torneio.

Wawrinka emplacou 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/4 no tie-break) e 6/4, em 1h54min de partida.

Com o triunfo, o número 4 do ranking da ATP assegurou a segunda vaga do grupo Ilie Nastase. Na semi, enfrentará o compatriota Roger Federer, neste sábado (21).  

Murray, atual número 2, está eliminado, bem como o japonês Kei Nishikori, da mesma chave. 

O jogo

Em um primeiro set equilibrado, Andy Murray teve serviço quebrado no oitavo game, o que permitiu a Wawrinka abrir 5/3. Na sequência, o britânico devolveu a quebra, confirmou o seu e igualou em 5/5.

O set seguiu até o tie-break, vencido pelo suíço por 7/4­. No quinto ponto da série, Murray conseguiu a primeira quebra, logo recuperada pelo rival. O britânico voltou a errar no nono e no décimo pontos, abrindo duas chances de fechar para o adversário – que aproveitou já na primeira oportunidade.

Andy Murray tentou um lobby e mandou a bola para fora. Após nova falha e fim do set, atirou a raquete no chão.

Confiante, Wawrinka abriu o segundo set com quebra de serviço. Voltou a fazê-lo no sétimo game e garantiu a vantagem de sacar duas vezes para encerrar o duelo, mas desperdiçou uma das chances.

Na outra, viu o rival abrir 0/40 e foi buscar. Murray quebrou a raquete na quadra. O suíço fechou em 6/4 para vitória por 2 sets a 0. 

Semifinais definidas

O ATP Finals agora está com chaveamento completo. Roger Federer, que liderou o grupo Stan Smith, pegará justamente Stan Wawrinka na semifinal.

Rafael Nadal, bem como Federer, emplacou três vitórias na primeira fase e terminou na ponta da chave Ilie Nastase – o último triunfo se deu nesta sexta-feira (20), contra o já eliminado David Ferrer. “Rafa” disputará vaga na decisão com Novak Djokovic.

As semifinais estão agendadas para o sábado (21), às 12h e 18h – segundo a programação, Nadal x Djoko inaugurará os duelos.

Os dois vencedores disputarão o título, às 16h deste domingo. 

Destaques, Federer e Nadal avançam invictos

Rafael Nadal está em alta no torneio. O atleta até foi elogiado pelo seu futuro adversário, Djokovic, líder do ranking da ATP. Vale lembrar que o espanhol busca título inédito da competição.

“É um fato que ele está jogando desde o Aberto dos Estados Unidos. Nas duas primeiras partidas, contra Wawrinka e Murray, ele mostrou que se sente mais confiante, mostrou que está começando a errar menos, está servindo de maneira mais eficiente e usando seu forehand muito melhor", avaliou tecnicamente.

O espanhol, atual número 6, venceu as três partidas que fez, duas delas contra jogadores que estão na sua frente no ranking – Wawrinka, número 4, e Murray, número 2. Os jogos terminaram em 2 sets a 0 (parciais de 6/3 – 6/2 e 6/4 – 6/1, respectivamente).

Nadal ainda venceu o compatriota David Ferrer por 2 sets a 1, nesta sexta-feira.

O feito rendeu elogios também de Federer, que já prevê bom ano para o espanhol em 2016: “Acredito que vai ficar ainda mais forte. Com algum tempo para treinar e reavaliar seu jogo, ele vai ser difícil de bater na Austrália”, disse.

O suíço Federer, número 3 do ranking da ATP, também fez campanha 100% na fase de grupos. Ele venceu o tcheco Tomas Berdych (2 sets a 0, 6/4 e 6/2), o sérvio Novak Djokovic (2 sets a 0, 7/5 e 6/2) e o japonês Kei Nishikori (2 sets a 1: 7/5, 4/6 e 6/4).

Resultados desta sexta-feira, dia 6

- Dodig / Melo venceu Matkowski / Zimonjic por 2 sets a 1 (3/6, 7/5 e 10/6)

- Rafael Nadal venceu David Ferrer por 2 sets a 1 (7/6, 6/3 e 6/4)

- Rojer / Tecau venceu Herbert / Mahut por 2 sets a 0 (6/4 e 7/5)

- Stan Wawrinka venceu Andy Murray por 2 sets a 0 (7/6 e 6/2)