Thiago Monteiro perde para "pedra no sapato" e cai no Aberto do Brasil
Sensação do tênis brasileiro, o garoto Thiago Monteiro, de apenas 21 anos, perdeu novamente para o uruguaio Pablo Cuevas, seu principal rival neste início de carreira, e caiu nas quartas de final do Aberto do Brasil, nesta sexta-feira (26).
Cuevas emplacou 2 sets a 1 de virada, com parciais de 4-6, 6-3 e 6-3. Na próxima fase, enfrentará o sérvio Dusan Lajovic.
THIAGO SAI NA FRENTE...
O brasileiro começou o jogo firme, abrindo 15-40 no primeiro game, serviço do adversário – teve duas chances para quebra, portanto. Desperdiçou ambas, e só foi conseguir se recuperar no nono game, quando abriu 5-4 (nesta sequência, conseguiu um ponto em um smash forte, que levantou o público presente).
Thiago sacou para fechar – e levou sustos. Teve de salvar dois break points, cometeu dupla falta, mas confirmou o serviço e abriu vantagem no duelo.
... MAS CUEVAS VOLTA AO JOGO
Já no primeiro game do segundo set, de novo saque de Cuevas, o uruguaio cometeu dupla falta – e o brasileiro agradeceu, confirmando quebra. A vantagem durou pouco: no game seguinte, Pablo bateu Thiago e igualou a disputa.
Outra dupla falta, desta vez no oitavo game e de Monteiro, colocou o uruguaio na frente – 5 a 3. Na sequência, ele fechou o set.
O PONTO DA PARTIDA
O ponto mais bonito do confronto foi de Thiago Monteiro. No terceiro game do terceiro set, serviço do brasileiro, Cuevas abriu 0-40. Pressionado, o cearense levou um lobby e, do fundo da quadra, correndo de costas, rebateu a bola entre as pernas - conseguiu salvar este break point. A jogada fora do comum, contudo, não evitou a quebra.
O uruguaio se manteve firme na partida até o final. No oitavo game, tornou a vencer game em que o saque era do anfitrião. Com 5-3 nas mãos, fechou o jogo em erro não forçado do brasileiro.
COMENTÁRIO: THIAGO SE SUPERA NOS 'BIG POINTS'
O jogo foi transmitido pela SporTV, com comentários de Dácio Campos. Para ele, apesar da pouca idade e da derrota, o brasileiro mostrou que "joga muito" nos big points (pontos grandes, em inglês): "No tênis existem os big points, e são nesses que ele tá jogando muito. É nesses que se separam os pintos dos galos".
CUEVAS, A PEDRA NO SAPATO
É apenas o segundo torneio oficial de Thiago Monteiro no circuito da ATP, mas o brasileiro já tem um “rival” neste início de carreira – é justamente Pablo Cuevas, que o venceu nas oitavas de final do Aberto do Rio. Na sequência, o uruguaio superou ninguém menos do que Rafael Nadal na semi e foi campeão do torneio.
Atual campeão do Aberto do Brasil, saltou recentemente do 45º posto do ranking da ATP para o 27º, próximo ao melhor da sua carreira – em março de 2015 foi o 21º. “Vai jogar bem assim lá em Montevidéu”, brincou o comentarista Dácio Campos. Dono do blog "Saque e Voleio", do UOL Esporte, Alexandre Cossenza se manifestou nas redes sociais.
THIAGO: JOGADOR OU JUIZ DE LINHA?
Ainda no primeiro set, no sétimo game disputado, Thiago Monteiro, mesmo sem nenhum apontamento dos juízes, refugou em rebater bola no fundo da quadra, em lance inusitado. Logo depois, gritou: “out! (fora, em inglês)”. Circulou a marca no saibro, chamou um juiz de linha e se deu a confirmação: ponto do brasileiro, que confirmou seu saque e quebrou o do adversário na sequência.
QUEM ESTÁ VIVO NO TORNEIO?
Pablo Cuevas já sabe quem enfrentará na próxima fase: o sérvio Dusan Lajovic, que também nesta sexta venceu seu embate de quartas de final, contra o português Gastão Elias, por 2 sets a 1 – com 6-0 na última parcial.
A outra semifinal já está definida: será entre os espanhóis Iñigo Cervantes e Pablo Carreño Busta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.