Dupla belga apronta zebra e Brasil seguirá na segunda divisão da Davis
Marcelo Melo e Bruno Soares não conseguiram confirmar o favoritismo que tinham contra Ruben Bemelmans e Joris de Loore e o Brasil terá de disputar novamente a segunda divisão da Copa Davis no próximo ano.
Os mineiros, que ocupam respectivamente a terceira e quinta colocação do ranking mundial, foram superados por 3 sets a 2 (3/6, 7/6 [7/5], 4/6, 6/4 e 6/4) pelos rivais e a Bélgica fechou o duelo válido pela repesagem do Grupo Mundial por 3 a 0. Assim, as partidas deste domingo em Oostende servirão apenas para cumprir tabela.
O detalhe é que Bemelmans e De Loore não costumam atuar em torneios de duplas. O primeiro é o 207º colocado do ranking, enquanto o segundo aparece somente na 462ª posição.
Os belgas contaram com ótimos saques ao longo do duelo. Não à toa, registraram 18 aces, contra apenas cinco dos brasileiros.
"Foi complicado. Eles sacaram muito bem nos momentos de pressão e não deram chances. A partir do quarto set, as coisas começaram a complicar bastante para nós. Acho que o tie-break do segundo set acabou sendo decisivo. Se tivéssemos feito 2 a 0, conseguiríamos finalizar o jogo no terceiro", disse Bruno Soares em entrevista ao SporTV.
"Eles entraram super empolgados. Não tinham muito a perder, pois éramos os favoritos. Mas Davis é assim. Hoje, fomos surpreendidos. Agora é seguir trabalhando para recuperar este prejuízo", completou o brasileiro.
Vice-campeã da Davis em 2015, a Bélgica seguirá mais um ano na elite. O Brasil jogará o Zonal Americano, o que já havia feito em 2016.
Como foi o jogo
O primeiro set deu a impressão de que Melo e Soares não teriam dificuldades contra os adversários. Em apenas 24 minutos, os brasileiros fizeram 6 a 3 após conseguirem uma quebra logo no primeiro game.
Mas este acabou sendo um set atípico. A partir da segunda parcial, os belgas se soltaram em quadra e passaram ser muito mais agressivos. Pressionando na rede, levaram o set até o tie-break, no qual acabaram vencendo por 7 a 5.
O terceiro set teve o mesmo equilíbrio, mas a quebra no décimo game foi suficiente para os brasileiros fazerem 6 a 4 e ficarem a um set do triunfo.
A dupla belga, porém, não se entregou. Com apoio da torcida que cantou bastante e até fez dancinhas, Bemelmans e De Loore voltaram a supreender os mineiros e forçaram o quinto set.
Na parcial decisiva, os belgas não se intimidaram. Começaram com tudo a parcial decisiva e obtiveram a quebra logo no terceiro game para fazer 2 a 1, e 3 a 1 na sequência. Em vantagem no marcador, os anfitriões continuaram com a tática de pressionar os brasileiros. Deu certo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.