Topo

Monteiro cai para garoto norueguês, e Rio Open fica sem brasileiros na semi

Thiago Monteiro perdeu em sets diretos para Casper Ruud - Rio Open/Divulgação
Thiago Monteiro perdeu em sets diretos para Casper Ruud Imagem: Rio Open/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/02/2017 22h16

O cearense Thiago Monteiro foi eliminado nas quartas de final do Rio Open na noite desta sexta-feira (24), deixando o torneio sem brasileiros nas semifinais de simples. O algoz foi a promessa norueguesa Casper Ruud, 18 anos, que triunfou por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 7-6 (7/2).

Com a derrota, Monteiro perdeu a chance de ultrapassar Thomaz Bellucci - eliminado por ele mesmo nas oitavas - como número 1 do Brasil no ranking da ATP. O tenista de 22 anos conquistaria 45 pontos e passaria o paulista, sete anos mais velho, caso avançasse às semifinais. Hoje, Monteiro está em 85º e Bellucci, em 76º.

Na semifinal, Ruud, que entrou no Rio Open por convite, vai enfrentar o espanhol Pablo Carreño Busta. Do outro lado da chave, o austríaco Dominic Thiem, principal favorito ainda vivo no torneio, encara o também espanhol Albert Ramos Viñolas por uma vaga na decisão.

Monteiro começou o jogo mal. O brasileiro ficou passivo no fundo da quadra e viu Ruud abrir vantagem nos primeiros games. Aos poucos, Thiago foi entrando na partida, principalmente com a melhora de seu primeiro serviço, mas não conseguiu reverter a desvantagem inicial e perdeu o primeiro set por 6-2.

Os saques certeiros de ambos os lados foram a tônica do segundo set, que foi disputado game a game até o tie-break. Assim como no primeiro set, Monteiro iniciou mal, cometeu erros não forçados e saiu perdendo por 4 a 0. Ruud manteve a frieza e a consistência de seu jogo para fazer 7/2 e fechar o jogo.