Topo

Duplas de Soares e Rogerinho avançam em Roland Garros. Melo é eliminado

Bruno Soares e Jamie Murray em ação contra Mikhail Elgin e Karen Khachanov em Roland Garros - Adam Pretty/Getty Images
Bruno Soares e Jamie Murray em ação contra Mikhail Elgin e Karen Khachanov em Roland Garros Imagem: Adam Pretty/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/06/2017 07h38Atualizada em 02/06/2017 13h04

Quinta cabeça-de-chave do torneio de duplas de Roland Garros, a parceria formada pelo brasileiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray avançou para as oitavas de final do Grand Slam de Paris ao derrotar nesta sexta-feira os russos Mikhail Elgin e Karen Khachanov por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 7/6 (7/2)

Após domínio total no primeiro set, Soares e Murray enfrentaram mais resistência no segundo set e tiveram dificuldades para conseguir fechar o jogo. Primeiro, desperdiçaram duas chances de vencer com 5 a 3 no placar. No game seguinte, mesmo com o saque a favor, a parceria desperdiçou três match points e precisou do tie-break para passar de fase.

Horas depois da vitória, Soares foi eliminado da chave de duplas mistas, em que era oitavo cabeça-de-chave. Jogando ao lado da letã Jelena Ostapenko, o brasileiro perdeu para o neo-zelandês Michael Venus e a polonesa Alicja Rosolska por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6 (7/5).

Além de Soares, mais um brasileiro entrou em ação pelas duplas mistas nesta sexta. Jogando ao lado da espanhola María José Martinez Sanchez, Marcelo Demoliner venceu o croata Nikola Mektic e a australiana Anastasia Rodionova por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/2.

Na chave masculina de duplas, Soares retorna à quadra ao lado de Jamie Murray para encarar a parceria vencedora do duelo entre Treat Huey/Denis Istomin e Rohan Bopanna/Pablo Cuevas.

Rogerinho também se classifica

Também nesta sexta-feira (2), mais um tenista brasileiro atingiu as oitavas de final da chave de duplas em Roland Garros. Jogando ao lado do italiano Paolo Lorenzi, Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, venceu os franceses Quentin Halys e Adrian Mannarino por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 2/6 e 7/5, em partida válida pela segunda rodada do Grand Slam.

Rogerinho e Lorenzi começaram o jogo quebrando o primeiro serviço dos adversários e abrindo 2 a 0. Os franceses chegaram a fechar um game no saque da dupla do brasileiro, que devolveu o ponto perdido logo em seguida, recuperando a vantagem e fechando a parcial em 7 a 5.

Após o revés no primeiro set, Halys e Mannarino começaram o segundo de maneira arrasadora, abrindo 3 a 0. A vantagem foi o bastante para os franceses vencerem a parcial por 6 a 2.

Após o empate, Rogerinho e Lorenzi voltaram a pontuar no serviço dos franceses, dessa fez o terceiro game, e conseguiram abrir 3 a 1. Após mais duas quebras para cada lado, a vantagem conseguida no início do set foi fundamental na vitória por 7 a 5.

Na terceira rodada, a dupla do brasileiro vai enfrentar os tchecos Kiri Vesely e Roman Jebavy,

Tenista brasileiro Marcelo Melo em ação em Roland Garros - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Adeus de Marcelo Melo

Outro brasileiro que entrou em quadra nesta sexta-feira não teve o mesmo sucesso. Ao lado do polonês Lucasz Kubot, Marcelo Melo foi derrotado pelo americano Ryan Harrison e o neozelandês Michael Venus por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 6/7 (5-7) e 6/3. 

O brasileiro tinha a possibilidade de voltar ao número um do ranking de duplas caso vencesse o torneio, mas a eliminação precoce acabou com as chances de ele chegar ao topo mesmo em caso de tropeços de rivais.

"Eles sacaram muito bem, não nos dando muita chance de devolver. E isso acabou deixando nossos adversários mais tranquilos nos games de devolução. Formam uma dupla perigosa, jogam muito rápido e estavam acertando tudo. Nós não tivemos muito o que fazer para tentar mudar o resultado", disse Melo, após a partida.