Topo

Nadal vira, vence Del Potro e avança para a final do Aberto dos EUA

Nadal comemora ponto conquistado contra Del Potro no Aberto dos EUA - Al Bello/Getty Images/AFP
Nadal comemora ponto conquistado contra Del Potro no Aberto dos EUA Imagem: Al Bello/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/09/2017 23h25

Rafael Nadal está na decisão do Aberto dos Estados Unidos. Nesta sexta-feira (8), o líder do ranking da ATP venceu Juan Martín del Potro Del Potro, 28º, por 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/0, 6/3 e 6/2, em jogo válido pela semifinal do Grand Slam. O sul-africano Kevin Anderson será o próximo adversário do espanhol.

Del Potro quebrou Nadal no quinto game do primeiro set. Pressionando o serviço do adversário, o argentino viu o espanhol tomar postura conservadora para defender seu saque, se posicionando no fundo da quadra, e colocou o adversário para correr. A estratégia deu certo, e o sul-americano venceu a parcial por 6/4.

No último game do primeiro set, uma cena curiosa chamou a atenção pouco antes de saque de Del Potro. Uma mariposa invadiu a quadra, e Nadal solicitou que um dos boleiros entrasse na quadra para resolver o problema. Pior para o inseto, que acabou morto na ação.

Após o revés no primeiro set, Nadal conseguiu fazer sua estratégia dar certo no segundo. Ainda posicionado no fundo da quadra, o espanhol forçou erros de Del Potro, quebrou o saque do adversário e abriu 3 a 0. O argentino caiu de desempenho e passou longe de conseguir reagir, desperdiçando mais dois serviços e perdendo a parcial por 6 a 0.

Durante a reta final do segundo set, Del Potro chegou a aparentar dores na perna direita. Machucado ou não, o argentino foi quebrado novamente em seu primeiro saque na terceira parcial, permitindo que Nadal abrisse 3 a 0. Mentalmente superior, o espanhol aproveitou a vantagem para fazer 6 a 3 e abrir 2 a 1.

O roteiro continuou o mesmo no quarto set. Nadal quebrou o segundo serviço de Del Potro na parcial, abrindo 3 a 1. Cada vez se mostrando mais superior em quadra, o espanhol voltou a pontuar no serviço do argentino, fez 6 a 2 e fechou a partida.

Foi a nona vitória de Nadal em 14 jogos contra Del Potro, que vinha de duas vitórias seguidas sobre o espanhol. A última havia sido conquistada na Olimpíada do Rio de Janeiro: 2 sets a 1 para o argentino, com parciais de 5/7, 6/4 e 7/6 (7/5).

Na final, Nadal vai enfrentar Kevin Anderson. Também nesta sexta-feira (8), o tenista sul-africano venceu na outra semifinal o espanhol Pablo Carreño Busta por 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/5, 6/3 e 6/4.