Martina Navratilova é excluída de ONG LGBT após comentário transfóbico
A ex-tenista Martina Navratilova foi excluída do conselho do grupo LGBT "Athlet Ally", organização sem fins lucrativos, por causa de um comentário considerado transfóbico. O anúncio foi feito hoje em comunicado oficial.
Vencedora de 18 títulos de Grand Slam, Navratilova sempre foi considerada um ícone da causa gay. Recentemente, no entanto, ela publicou um artigo no jornal "The Sunday Times" afirmando que mulheres trans em competições femininas seria uma forma de "trapaça".
"Os comentários recentes de Martina Navratilova sobre atletas trans são transfóbicos, baseados em um falso entendimento da ciência e que perpetua perigosos mitos que atingem continuamente as pessoas trans", diz o comunicado do "Athlet Ally".
Após o artigo publicado, Navratilova utilizou seu Twitter para reforçar sua opinião. "É insano e desleal. Fico feliz em falar com mulheres trans da forma que elas preferirem, mas eu não gostaria de competir contra elas. Não seria justo", escreveu.
Os comentários de Navratilova já tinham gerado reação da ONG britânica Trans Actual. "Estamos devastados por descobrir que Martina Navratilova é transfóbica. Se as mulheres trans levam vantagem no esporte, por que elas não estão ganhando medalhas de ouro em todos os lugares? Porque mulheres trans não têm vantagem. Perceba as mudanças que o estrogênio faz com o corpo", escreveu a organização no Twitter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.