Topo

Algoz de Venus nasceu quando rival tinha 4 Slams e fez prova antes de jogo

Cori Gauff, durante partida contra Venus Williams, em Wimbledon - Ben STANSALL / AFP
Cori Gauff, durante partida contra Venus Williams, em Wimbledon Imagem: Ben STANSALL / AFP

Do UOL, em São Paulo

01/07/2019 17h35

O primeiro dia da chave principal de Wimbledon começou já com uma zebra. A americana Venus Williams, de 39 anos, foi eliminada na estreia por sua compatriota Cori Gauff, de apenas 15 anos. Para se ter ideia, a algoz da veterana tenista nasceu em 13 de março de 2004, quando Venus já tinha quatro títulos de simples de Grand Slam (dois deles em Wimbledon).

A façanha ao eliminar a mais velha das irmãs Williams foi mais uma de Gauff na atual edição do Grand Slam inglês. Na semana passada, ela se tornou a mais jovem da história a superar o qualificatório de Wimbledon na Era Aberta.

Foram três vitórias em três partidas, nenhum set perdido e uma prova de ciências realizada. Na véspera do último jogo do quali, Gauff fez a prova de sua escola, que fica na Flórida (EUA), às 23h (horário local). No dia seguinte, venceu a belga Greet Minnen por duplo 6-1 e garantiu sua vaga na chave principal do Grand Slam.

Hoje, a americana voltou a não dar chances para sua adversária e venceu Venus por 2 sets a 0 (duplo 6-4) em sua estreia em um torneio deste nível. Ela foi campeã da chave juvenil de Roland Garros em 2018, mas nunca havia disputado um jogo profissional de Grand Slam.

Venus x Gauff - Ben STANSALL / AFP - Ben STANSALL / AFP
Imagem: Ben STANSALL / AFP
Gauff é fã das irmãs Williams e treina em alguns momentos da temporada na academia de Patrick Mouratoglou, mesmo técnico de Serena. Atual número 273 do ranking mundial, ela falou sobre a idolatria pelas irmãs após a façanha de hoje.

"Honestamente, eu não sei como me sentir. Essa foi a primeira vez que chorei depois de vencer um jogo. Ela (Venus) me desejou parabéns, me falou para seguir em frente e desejou boa sorte. Eu a agradeci por tudo. Eu não estaria aqui se não fosse por ela. Ela me inspira muito."

Na segunda rodada de Wimbledon, Gauff enfrentará a eslovaca Magdalena Rybarikova (139º do ranking), que venceu a cabeça de chave número 10, Aryna Sabalenka, de Belarus, por 2 sets a 0.

x @serenawilliams

A post shared by Coco Gauff (@cocogauff) on