Topo

Serena passa aperto contra jovem de 17 anos, mas avança de virada

Robert Deutsch/USA Today
Imagem: Robert Deutsch/USA Today

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/08/2019 00h59

Quando a jovem Catherine McNally nasceu, em novembro de 2001, Serena Williams já era campeã do US Open. Nesta quarta (28), as duas se encontraram na sessão noturna do Estádio Arthur Ashe, o maior palco do tênis mundial. A primeira, uma adolescente promissora jogando pela primeira vez a segunda rodada do torneio. Serena, uma veterana de 37 anos, hexacampeã em Nova York, dona de 23 títulos de torneios do Grand Slam.

Depois que a primeira bolinha entrou em jogo, nada disso importou. McNally mostrou um tênis versátil e ótima compostura para lidar com o ambiente e a força da veterana. A adolescente até saiu na frente, mas, no fim, a superioridade de Serena ficou evidente, e a ex-número 1 do mundo saiu de quadra com uma vitória suada por 5/7, 6/3 e 6/1.

Atual número 8 do mundo, Serena avança para a terceira rodada do último slam da temporada e agora aguarda o jogo entre a tcheca Karolina Muchova, #44, e a taiwanesa Su-Wei Hsieh, #28. Elas também duelariam nesta quarta-feira, mas a partida foi adiada por causa da chuva. Foram disputados apenas os jogos programados para os estádios Arthur Ashe e Louis Armstrong, que têm teto retrátil.

McNally brilha sob pressão

Catherine Mcnally - Clive Brunskill/AFP - Clive Brunskill/AFP
Imagem: Clive Brunskill/AFP

O primeiro set foi parelho, com a adolescente lidando bem com a pressão e a potência dos golpes de fundo de Serena. A veterana, por sua vez, dava poucas chances em seus games de saque. Até o décimo game, McNally havia vencido apenas cinco pontos com sua devolução. No 11º, porém, Serena cometeu uma dupla falta e dois erros não forçados.

Na primeira chance de quebra, a desafiante encaixou uma boa devolução, forçou um erro da compatriota e abriu 6/5. McNally brilharia ainda mais. Depois de abrir o 12º game com uma dupla falta e um erro não forçado, saiu de 0/40 e confirmou para fazer 7/5.

Serena aproveita única chance

Serena Williams reclama - Clive Brunskill/AFP - Clive Brunskill/AFP
Imagem: Clive Brunskill/AFP

O tempo passava, e a jovem seguia mostrando personalidade e um jogo capaz de equilibrar o duelo com a favorita. Além disso, McNally já incomodava com mais frequência o serviço de Serena. A coisa começou a mudar no sexto game, quando a adolescente cedeu dois break points ao cometer duas duplas faltas. Salvou o primeiro indo bem à rede, mas levou uma passada ao tentar saque-e-voleio e perdeu o game. Com 4/2 de frente, a ex-número 1 deslanchou e confirmou seus serviços até fazer 6/3.

Serena mantém o nível; McNally despenca

No fim das contas, McNally não conseguiu manter seu jogo no nível do de Serena pelo tempo necessário. Quando o terceiro set começou, a veterana já era senhora da partida e venceu 12 dos 13 primeiros pontos, anotando mais duas quebras e abrindo 3/0. Depois disso, foi ladeira abaixo.