Topo

Djokovic volta a sentir dores e abandona US Open com derrota para Wawrinka

Novak Djokovic entregou a partida contra o suíço Stan Wawrinka - Matthew Stockman/Getty Images/AFP
Novak Djokovic entregou a partida contra o suíço Stan Wawrinka Imagem: Matthew Stockman/Getty Images/AFP

Alexandre Cossenza

Do UOL, em São Paulo

01/09/2019 23h53

Dois dias atrás, quando venceu pela terceira rodada do US Open, Novak Djokovic não quis falar sobre a gravidade da lesão no ombro esquerdo. Na noite de hoje (1º), o sérvio voltou a receber massagem no local e não resistiu à troca de backhands com seu rival do dia. O suíço Stan Wawrinka acertou pancada atrás de pancada e minou o #1 do mundo com suas esquerdas. Perdendo por 2 sets a 0, Djokovic abandonou a partida quando o placar mostrava 6/4, 7/5 e 2/1.

Foi a segunda vitória seguida de Wawrinka sobre Djokovic no US Open. Os dois se encontraram na final do torneio em 2016. Na ocasião, Djokovic também era favorito e até saiu na frente, mas levou a virada e viu o suíço levantar o troféu após aplicar 6/7(1), 6/4, 7/5 e 6/3. Agora, classificado para as quartas de final, Wawrinka terá outra parada duríssima na próxima fase. Seu oponente será o russo Daniil Medvedev, atual #5 do mundo e tenista que mais venceu jogos em quadras duras nesta temporada (47). Além de vice-campeão do ATP 500 de Washington e do Masters 1000 de Montreal, Medvedev levantou o troféu do Masters 1000 de Cincinnati, seu último torneio antes do US Open. Em Cincy, o russo foi o responsável pela eliminação de Djokovic.

Stan Wawrinka contra Novak Djokovic no US Open - Dominick Reuter/AFP - Dominick Reuter/AFP
Imagem: Dominick Reuter/AFP

Aces fazem a diferença no começo

O primeiro set foi muito equilibrado e de alto nível, com Djokovic e Wawrinka jogando vários pontos longos e com pouca margem para erro. O saque do suíço fez a diferença na primeira parcial. Foi com ele que Stan salvou um break point no quarto game e mais dois no sexto. O sérvio só foi ameaçado no quinto game, quando cometeu três erros e se viu com 0/40 no placar. Salvou o primeiro, mas mandou uma esquerda na rede e perdeu o saque. Foi com essa vantagem que Wawrinka fechou o set em 6/4.

A liderança não deu folga para Stan. Logo no segundo game do segundo set, seguidas esquerdas erradas do suíço deram uma quebra ao #1 do mundo. Djokovic aproveitou e abriu 3/0 na sequência. No sexto game, porém, Nole cometeu duas duplas faltas e ficou difícil segurar a potência do rival. Wawrinka fez uma esquerda espetacular para chegar a três break points. Dois pontos depois, em um longo rali, viu Djokovic errar uma esquerda. Pouco depois, o placar mostrava 4/4.

Stan Wawrinka venceu Novak Djokovic após sérvio abandonar partida no US Open - Dominick Reuter/AFP - Dominick Reuter/AFP
Imagem: Dominick Reuter/AFP

Esquerdas têm efeito

O nível subiu. Wawrinka venceu um ponto de 22 bolas (rali mais longo do jogo até então) para chegar a mais um break point, mas Djokovic se salvou jogando três pontos perfeitos. Dois games depois, mais pressão no sérvio, que já tentava evitar as trocas no backhand. Nole subiu à rede em dois pontos seguidos, errou ambos voleios e perdeu o serviço. Sacando para fechar a parcial e abrir 2 a 0, Wawrinka não bobeou.

A profundidade do buraco aumentou quando Djokovic cometeu uma série de erros no terceiro game do terceiro set. Ao cometer uma dupla falta, cedeu a quebra e dirigiu-se à rede para cumprimentar o adversário e abandonar o jogo.