Topo

Serena vence em jogo de ataque contra defesa e vai às quartas em Nova York

Serena Williams durante partida contra a croata Petra Martic no US Open - Elsa/Getty Images/AFP
Serena Williams durante partida contra a croata Petra Martic no US Open Imagem: Elsa/Getty Images/AFP

Alexandre Conssenza

Do UOL, em São Paulo

01/09/2019 17h02

Serena Williams queria atacar e definir os pontos. Petra Martic apostava em pontos mais longos e erros da rival. O duelo, válido pelas oitavas de final do US Open, foi equilibrado durante boa parte do primeiro set, mas o plano da ex-número 1 do mundo, bem executado, acabou levando a melhor. Por 6/3 e 6/4, a americana venceu o jogo de ataque contra defesa e avançou às quartas de final do US Open.

Atual número 8 do mundo, Serena agora soma 99 vitórias na carreira no slam americano e fica a dois triunfos do recorde, que pertence a Chris Evert, com 101. A próxima adversária no caminho da tenista da casa será a chinesa Qiang Wang, #18 do mundo, que derrubou neste domingo a #2 da WTA, Ashleigh Barty, por 6/2 e 6/4.

Recuperação rápida

A dinâmica do jogo ficou clara desde os primeiros pontos. Martic apostaria em sua consistência nos ralis, enquanto Serena buscaria a definição dos pontos. O duelo começou melhor para a croata, que conseguiu duas boas direitas, forçando erros de Serena e anotando uma quebra logo no primeiro game. A veterana não se abalou e devolveu a quebra no game seguinte. A partida ficou parelha depois disso, embora a americana acumulasse muito mais bolas vencedoras do que a rival. O jogo ofensivo da tenista da casa finalmente fez a diferença no oitavo game. Com um break point, Serena fez Martic correr de um lado para o outro até que a croata pisou em falso, não alcançou uma bola e perdeu o saque. Na sequência, com 5/3 de frente, a ex-número 1 ainda saiu de 15/40 para fechar a parcial.

Nem entorse para Serena

Serena - Elsa/Getty Images/AFP - Elsa/Getty Images/AFP
Imagem: Elsa/Getty Images/AFP

Quando o segundo set começou, Serena acumulava 21 winners contra apenas sete de Martic. Nada mudou no segundo set. Nem uma leve torção no tornozelo foi capaz de frear a americana. No quinto game, logo depois de pisar em falso e cair no chão, a veterana disparou uma bola vencedora e fez um voleio curto indefensável. A sequência significou uma quebra e a vantagem de 3/2. Só depois disso, a ex-número 1 pediu atendimento médico e teve o pé direito enfaixado. Serena voltou, e nada mudou. Com um ace, seu 31º winner no jogo, confirmou o saque, abrindo 4/2. A croata não conseguiu mais reagir.