Topo

Serena atropela chinesa e vai às semifinais com 100ª vitória no US Open

Elsa/AFP
Imagem: Elsa/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/09/2019 21h03

A consistência da chinesa Qiang Wang, número 18 do mundo, mal deu para a saída contra Serena Williams no jogo de hoje (03), no Estádio Arthur Ashe, em Nova York. Em uma noite inspirada, a tenista da casa acumulou winners, errou pouquíssimo e conquistou uma vitória arrasadora por 6/1 e 6/0 para carimbar sua vaga nas semifinais do US Open.

Foi o centésimo triunfo da carreira de Serena no slam americano, e ela agora fica a uma vitória de igualar a compatriota Chris Evert (101), recordista na história do US Open.

A 101ª pode vir na quinta-feira, quando a ex-número 1 do mundo, atual oitava do ranking, vai enfrentar Elina Svitolina, #5 do planeta. Para chegar à sua segunda semi de slam consecutiva, a ucraniana bateu, também nesta terça, a britânica Johanna Konta por 6/4 e 6/4. Svitolina ainda não perdeu um set em Nova York este ano.

Ataque contra defesa

Na lista de estatísticas distribuída pela WTA antes do jogo, o contraste de estilos era evidente. Serena estava entre as tenistas que mais disparavam winners (22% dos pontos), enquanto Wang (14%) mostrava-se mais eficiente buscando erros de suas adversárias.

O problema para a chinesa é que a ex-número 1 do mundo entrou em quadra afiadíssima, quase sem errar e acumulando bolas vencedoras. Em pouco mais de dez minutos, Serena já tinha 4/0 no placar e sete winners, contra nenhum da rival.

Sem titubear, manteve a pressão até fazer 6/1 em 23 minutos. Até aí, a americana já somava 12 winners e sete erros não forçados contra nenhuma bola vencedora da chinesa, que também cometeu sete falhas.

Pouco mudou no início do segundo set. A veterana abriu a parcial com quatro winners e uma quebra de saque. Sem potência para incomodar a favorita, Wang ficou sem saída, conseguindo fazer pouco mais do que assistir a uma Serena inspirada e implacável.

Quando anotou mais uma quebra no terceiro game, ficou claro que a maré não mudaria.

Quando a americana soltou sua última direita vencedora, em 44 minutos de partida, as estatísticas mostravam a assustadora disparidade. Serena venceu 90% dos pontos em que encaixou o primeiro saque e terminou o encontro somando 25 bolas vencedoras e apenas dez erros não forçados. Wang não conseguiu um winner sequer e cometeu 13 erros.

Assim, Serena caminhou tranquila para assegurar a 100ª vitória no major americano e a vaga nas quartas de final com um 6/0.