Topo

Raducanu bate Fernandez por 2 sets a 0 e fatura US Open em final histórica

Emma Raducanu comemora após ganhar ponto durante jogo contra Leylah Fernandez no US Open - Robert Deutsch/USA TODAY Sports
Emma Raducanu comemora após ganhar ponto durante jogo contra Leylah Fernandez no US Open Imagem: Robert Deutsch/USA TODAY Sports

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/09/2021 19h11

A tenista britânica Emma Raducanu, 18, superou a canadense Leylah Fernadez, 19, por 2 sets a 0 na final de simples feminino do US Open, no Estádio Arthur Ashe, em Nova York, na tarde de hoje (11), e faturou seu primeiro título profissional. As parciais foram de 6/4 e 6/3.

Primeira final de Grand Slams entre adolescentes desde 1999, quando a norte-americana Serena Williams havia vencido a suíça Martina Higins, a partida foi marcada mais uma vez pela consistência da britânica.

Mesmo em um duelo equilibrado, a jovem conseguiu superar a forte adversária canadense, encerrou a competição sem perder um set sequer e se tornou a primeira britânica a vencer o campeonato nos Estados Unidos desde 1968.

Duelo começa acirrado, mas britânica domina no fim

O jogo começou com vantagem de dois games para Raducanu, mas Fernandez reagiu e equilibrou a disputa do primeiro set, que chegou a estar empatado por 4 a 4. A britânica superou a canadense nos dois games seguintes - ambos chegando a deuce - e fechou o set por 6 a 4.

Se o set iniciou foi disputado ponto a ponto, o segundo não começou de forma diferente: Raducanu abriu 1 game a 0, e Fernandez inverteu a vantagem para 2 a 1. Porém, viu a britânica virar para 3 a 2, abrir o caminho no fim da partida e fazer valer o domínio que apresentou na competição.

Fernandez ainda diminuiu a diferença para 5 a 3 no penúltimo game, mas a britânica de 18 anos aproveitou o saque e fechou seu sexto game no segundo set.

Final histórica

Antes mesmo de a final começar no Estádio Arthur Ashe, Leylah Fernadez e Emma Raducanu já haviam feito história na competição. A partida foi a final mais jovem do US Open dos últimos 22 anos, e a primeira entre adolescentes no período. Em 1999, Serena Willians conquistou seu primeiro título aos 17 anos ao vencer a suíça Martina Hingis, de 18.

O confronto de hoje também foi a nona decisão adolescente na chamada era dos Abertos, levando em consideração os quatro Grand Slams.

Além disso, Raducanu foi a primeira atleta - mulher ou homem - vinda do qualifier a chegar a uma decisão de slam. Ela ainda foi a mais jovem finalista de slam desde 2004, quando a russa Maria Sharapova se sagrou campeã em Wimbledon aos 17 anos.

Na trajetória até a decisão, ambas surpreenderam em Nova York. Emma Raducanu passou por todas suas adversárias sem perder um set sequer, vencendo até a suíça Belinda Bencic, que recentemente conquistou o ouro olímpico em Tóquio.

Leylah Fernandez, por sua vez, superou grandes nomes do tênis da atualidade, como a japonesa Naomi Osaka, a alemã Angelique Kerber, a ucraniana Elina Svitolina e e a bielorrussa Aryna Sabalenka.

O título de hoje também foi histórico para o Reino Unido, pois foi a quarta vez em que uma britânica faturou o US Open. A última havia sido em 1968, com a conquista de Virginia Wade sobre a norte-americana Billie Jean King.