Topo

Alemanha vence de virada nas duplas e complica vida do Brasil na Copa Davis

Felipe Meligeni Alves e Bruno Soares no duelo contra a Alemanha pela Davis - Sergio Moraes/Reuters
Felipe Meligeni Alves e Bruno Soares no duelo contra a Alemanha pela Davis Imagem: Sergio Moraes/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/03/2022 17h19

O Brasil venceu o primeiro set no duelo de duplas, mas tomou a virada e perdeu para a Alemanha por 2 sets a 1 na tarde de hoje (5), no Rio de Janeiro, pela fase classificatória da Copa Davis. O revés deixa o placar em 2 a 1 para os germânicos e dificulta as chances de classificação do Brasil, que precisa agora de duas vitórias nos dois jogos de simples para avançar.

Bruno Soares e Felipe Meligeni fizeram um duelo muito equilibrado contra Pütz e Krawietz. O time brasileiro quebrou o saque rival em um game e levou o primeiro set por 6 a 4. Sem nenhuma quebra, o segundo foi decidido em prol dos europeus no tie break, por 7 a 4. No set decisivo, a quebra alemã no quinto game determinou o triunfo por 6 a 4.

Na sequência, também no Parque Olímpico do Rio, Thiago Monteiro enfrenta Alexander Zverev, atual número três do ranking da ATP. Caso o brasileiro vença, o quinto confronto, entre Thiago Wild e Struff Jan-Lennard Struff, será realizado em seguida e decidirá o país classificado.

Primeiro set

Com as duas duplas muito bem no saque, a partida não teve nenhuma quebra nos oito primeiros games disputados. Em seguida, Felipe Meligeni apareceu bem no nono game para realizar a primeira quebra do duelo e deixar os brasileiros em vantagem.

Sacando para vencer o set, o Brasil teve dificuldades e permitiu dois break points. Meligeni salvou os dois e garantiu o triunfo, confirmando a parcial de 6 a 4.

Segundo set

Bem similar com o primeiro, o segundo set manteve o equilíbrio entre as duplas, que seguiam bem no saque. Sem nenhuma quebra, o embate ficou empatado por 6 a 6 e foi para o tie-break.

Meligeni se demonstrou muito incomodado e cometeu erros de devolução que não eram rotina até então. Krawietz, por outro lado, foi certeiro ao devolver a bola para a quadra brasileira e determinou o triunfo por 7 a 4.

Terceiro set

Os quatro primeiros games do terceiro set mantiveram o cenário do confronto, contudo Meligeni foi quebrado e os alemães abriram vantagem. Na sequência, Krawietz não perdeu nenhum ponto na disputa do game e deixou o placar em 4 a 2.

Bruno Melo não teve dificuldades e manteve o Brasil vivo, fazendo 4 a 3. Puetz também fez a parte dele e deixou o duelo em 5 a 3. Na sequência, Meligeni manteve o Brasil vivo e inflamou a torcida, que aumentou as vaias no saque alemão.

A pressão sobre o serviço de Krawietz até surgiu algum efeito e o game ficou empatado em 30 a 30. No entanto, o saque voltou a entrar, e Puetz finalizou a partida com vitória alemã no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.